Ela não é uma cabra comum: conheça a incrível 'Cabra-aranha'


'Cabra-aranha': as alpinistas das montanhas geladas

No magnífico cenário das montanhas geladas do norte do Canadá e Estados Unidos vive um curioso animal, conhecido como "Cabra da montanha" ou "Cabra das montanhas rochosas".

E as habilidades alpinas dessas cabras são surpreendentes: elas saltam, sobem em locais que parecem impossíveis de se alcançar e embelezam a já estonteante paisagem, que se parece com aqueles cenários fantásticos dos filmes de Hollywood!

Rocky Mountains Canada - Wide

Na verdade essa espécie nem é considerada uma cabra de verdade pelos especialistas, que as classificam como parentes próximas dos antílopes e bovinos, já que elas têm mais ligação com espécies como os gnus, alces e gazelas, e pertencem a sub-família 'Caprinae'.




De qualquer modo, vamos chamá-las de cabras mesmo, e às vezes até de "Cabra -Aranha", devido às suas habilidades quase "aracnídeas" que fariam inveja até ao Homem-Aranha...

Cabra da Montanha escalando

O mais impressionante sobre esses animais, é o local onde eles vivem, e a desenvoltura com que se locomovem em um dos lugares de mais difícil acesso do mundo. São montanhas íngremes e precipícios que fariam tremer o mais corajoso dos alpinistas!

Cabra das Montanhas Rochosas

Mas para essas cabras, é apenas o seu lar, e a razão para que elas vivam nas alturas é bastante simples: segurança. Nesses locais tão inacessíveis, elas estão quase que completamente protegidas dos predadores.

O preço da segurança, porém, é alto (literalmente), forçando os animais a uma adaptação que as transformou em verdadeiras especialistas do montanhismo.

Cabra das Montanhas Rochosas no penhasco

O problema é que elas não conseguem passar o tempo todo nas montanhas, e precisam descer de tempos em tempos pra se abastecerem de sais minerais essenciais nos vales logo abaixo. Essa jornada ocorre na época mais quente do ano, e oferece grande perigo.

A longa e arriscada descida pelo precipício exige toda a habilidade da "Cabra-Aranha", e depois elas ainda enfrentam os riscos de afogamento e congelamento nas travessias em rios gelados, além dos predadores, como os ursos pardos.

Cabra das montanhas no precipício

Mas se tudo dá certo, elas chegam até o vale de rochas ricas em sais minerais, e se banqueteiam, abastecendo suas reservas de sais essenciais para a próxima temporada congelante nos abismos montanhosos.

Cabras Alpinistas das montanhas rochosas - Cabra Aranha

A perigosa viagem de volta, tão ou mais arriscada que a própria descida, é o último desafio desses animais, e assim eles voltam para seu recanto nas encostas congelantes. Mas claro que será apenas um breve período, antes que a próxima temporada de calor chegue, e a bela odisseia se repita no próximo ano...





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários