As lagartixas domésticas põem ovos? Como eles são? Elas são perigosas?


lagartixa doméstica perigosa? põe ovos?

A lagartixa doméstica tropical é uma espécie de lagartixa originária da África, mas que está presente em praticamente todas as residências urbanas, principalmente em países tropicais.

Elas são répteis que se adaptam facilmente ao nosso ambiente, pois se alimentam de pequenos insetos, como baratas, mosquitos, traças e até escorpiões.

Por esse motivo, elas são ótimas aliadas na manutenção de nossos lares, e não há motivo algum para temê-las, afinal, são animais limpos e não transmitem doenças. E como elas também se alimentam de mosquitos, elas combatem a dengue.

Lagartixa 1

Seu tamanho chega até cerca de 17cm, e sua vida dura aproximadamente 8 anos. A lagartixa doméstica também é conhecida como taruíra ou briba, e quando se sentem ameaçadas, podem "soltar" a cauda, facilitando sua fuga, pois o rabo fica se debatendo enquanto ela foge de seu predador.




Mas nunca faça isso com uma lagartixa, pois quando ela solta seu rabo, o mesmo leva algumas semanas para se regenerar, e durante esse tempo elas ficam sem defesa, além de que o rabo nunca mais será o mesmo, pois só terá cartilagem. Mas vamos à pergunta:


Lagartixas põem ovos?

Por ser um réptil ovíparo, sim, elas põem ovos!




Cada fêmea pode ter mais de uma ninhada por ano, e depositam cerca de 2 ovos em cada uma delas. Os ovos das lagartixas têm cascas arredondadas de cor branca ou calcárea, com tamanho médio de 1 cm. Os filhotes nascem depois de 42 a 84 dias, e já podem até correr.

Na natureza, elas depositam seus ovos entre cascas de árvores ou na terra, mas em nossas casas, qualquer frestinha um pouco úmida já serve, como pequenas fissuras ou frestas de janelas.



Lagartixas transmitem doenças?

Vejamos alguns fatos sobre as lagartixas: elas não atacam, não matam ninguém, não transmitem doenças, não são venenosas e ajudam a manter o nosso ambiente livre de insetos desagradáveis, como baratas, mosquitos, moscas, etc... ou seja, não há motivo algum para preocupação. Pra quem não gosta de lagartixas, basta manter distância delas, afinal, elas também não são tão "chegadas" em contato humano.

Deixar que esses pequenos animaizinhos vivam suas vidas ajuda a manter o que resta da natureza, e com isso, você faz desse mundo um lugar melhor de se viver. Ajudem a divulgar essa idéia!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. mais conhecidas como jacaré de parede..

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei que 10 mm e 1 cm fossem do mesmo tamanho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe pelo erro Adalberto. Já foi corrigido. Obrigado por nos alertar. Abraços!

      Excluir
    2. Burro é vc não saber escrever!

      Excluir
  3. Porém,suas fezes são horrível,fedorenta! gera mente em cadeiras e lençois...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente isso, é um erro dizer que o bicho é limpo pois o mesmo defeca nas roupas talheres, copos podendo transmitir doenças e é nojento ainda tem a questão mal explicada do "cobreiro".

      Excluir
    2. Vc prefere então uma batata na sua cama

      Excluir
    3. Porra todos tem defeitos,Mais pelo menos elas matam incetos

      Excluir
    4. Vai dizer que seu coco e cheiroso?

      Excluir
    5. Manolo Marvel ll Qual é o problema de ter uma batata na minha cama? Lógico que eu prefiro

      Excluir
  4. As vezes se camuflam de preto na parede branca kkkk

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. a um grande respeito a esses animais domestico em nossas casas

    ResponderExcluir
  7. Sabe quanto tempo elas levam para crescer? Pq acho que matei sem querer uma que está aqui em casa desde pequenininha. Uma tristeza! Ela estava no trilho da porta de correr e não vi. Abri para os cães saírem e só bem mais tarde me dei conta que ela não aparecia. Procurei e acabei batendo o olho lá! Fiquei triste mesmo!!! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha se chamava tixa, aparecia todas as noites na janela da sala, ela tinha 2 caldas. Mas acho que ela morreu.😔 nunca mais a vi.

      Excluir
  8. Eu aqui em casa tenho várias brancas cinzas grandes e uma muito fofas bem pequeninas.e cuido delas pró meu gato não pegar.

    ResponderExcluir
  9. boa noite gostaria de saber se tem como identificar um macho de uma femeá e se elas ficam mansas criadas de filhotes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Machos são maiores e fora isso não sei. Não dá pra domesticar, mas dá pra criar em terrários com um bom suprimento de minhoquinhas que dá muito certo, mas ela só sai da toca a noite e é bem arisca, vc tem que ser esperto pra observar ela comendo.

      Excluir
  10. Mano desculpa elas são realmente inofensivas , más elas dão agonia em mim , uma vez uma lagartixa caiu em cima de mim enquanto eu cagava , eu fiquei me lavando por várias horas e tomei nojo da lagartixa mesmo sabendo delas serem inofensivas a saúde humana

    .

    ResponderExcluir
  11. Mano desculpa elas são realmente inofensivas , más elas dão agonia em mim , uma vez uma lagartixa caiu em cima de mim enquanto eu cagava , eu fiquei me lavando por várias horas e tomei nojo da lagartixa mesmo sabendo delas serem inofensivas a saúde humana

    .

    ResponderExcluir
  12. Qual é os dias e meses das lagartixa botar os ovos

    ResponderExcluir
  13. Qual é os dias e meses das lagartixa botar os ovos

    ResponderExcluir
  14. Qual é os dias e meses das lagartixa botar os ovos

    ResponderExcluir
  15. Iae minecraft elas poem ovos em todos os messes do ano dependendo da humidade da região se voce quiser pegar ovos procure em vasos de plantas em um buraco q não tava ai antes ou Atena na janela valeu pela atenção

    ResponderExcluir
  16. Achei muitos ovos desmanchando um telhado, como saber se sao bons, e como guarda-los?

    ResponderExcluir
  17. Eu gostaria de saber como tratar dos ovos pq eu achei aqui em casa,não sei se eles têm que ficarem aquecidos ou em um lugar úmido para se criarem alguém me ajuda por favor?

    ResponderExcluir
  18. gente gostaria de saber se posso dar minhoca para as lagartixas comerem

    ResponderExcluir
  19. Esse bicho é nojento e dá cobreiro, cuidado!!!

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Gostaria de saber se é venenoso os ovos de largatixa?
    Minha filha de 1 ano e 7 meses achou uma ninhada de ovos e comeu um

    ResponderExcluir
  23. Tenho algumas aqui em casa e fico procurando mais desde que soube que elas comem insetos.
    Gostei muito do artigo, sucesso!

    ResponderExcluir
  24. Um dia eu estava deitada na rede na varanda e caiu uma em cima do meu rosto. Ainda bem que não tenho medo nem nojo. Se fosse a sogra da minha filha, enfartava, rs!

    ResponderExcluir
  25. Lembrando que essas lagartixas pequenas ou camaleão de parede, só saem a noite porque as lagartixas cinzas de quintal, que são bem maiores e diurnas, comem essas aí ... Eu já vi e da pena delas ... E já vi o lagarto, caçar as lagartixas de quintal também ...

    ResponderExcluir
  26. Hoje quando sai do banho caíu uma na minhas costas gritei tanto que acordei meu irmão de 3 meses, alguém tem uma dica de como captura-la

    ResponderExcluir
  27. "Crio" uma no meu quarto. Ela era bem novinha quando chegou, já está bem maior, mas ainda longe de ser adulta. Sempre olho se ela está na esquina da porta, antes de fechar, pra não ser esmagada.

    ResponderExcluir

  28. Gente tem uma lagartixa na minha casa a umas duas semanas, e ela so se esconde de baixo da minha geladeira, vejo ela saindo todos os dias só pra comer mosquito kkkk e só vejo ela sair de dia, ela é diurna, a noite não a vejo.... Vi ela hj duas vezes saindo, comeu... E voltou pro mesmo lugar, de baixo da geladeira. Acostumei com ela, queria pegar e fazer carinho kkkkkkk. Mais não mecho MT com medo dela sumir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demais isso!! Uma lagartixa diurna e ainda metódica, só caça num horário fixo hehe!! E bem que você fez, de não tentar mexer com ela, embora, eu particularmente, com certeza iria tentar me aproximar, fazer carinho, a coisa toda, afinal, vai que funcione, já pensou que legal ao invés de um peixe, ter uma lagartixa de estimação e que responde ao toque, tudo mais?? Seria demais não?? Hehe! Enfim, aquele abraço, legal por respeitar e não matar o bichinho que só nos ajuda huh!! :D

      Excluir
  29. Há uma semana, meu marido foi mexer num cano de instalação elétrica e vários ovinhos caíram. Havia um aberto com uma lagartixinha ainda presa pelas perninhas traseiras. Recolhi ela, tenho colocado mosquitos, não sei se está comendo. Tb coloco um algodão com água. Fiz um túnel , com meio papelão do papel higiênico.
    Percebo que ela não mexem as perninhas traseiras.
    Queria saber qto tempo ela aguenta sem comer? O que mais eu poderia dar? E se as perninhas recuperam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caraca, mas que esforço não?? Já ficamos de cara DEMAAISS!! Por você conseguir fazer essa de mãe, esse ninho, JESUS, hein?? Enfim, mais de 1 mês depois, não sei se ela ainda está viva, mas, acho que qualquer bichinho, ou mesmo proteína ela vai gostar não?? Na falta de um bichinho vivo, duvido q se colocar um pedacinho de carne ela vai rejeitar sacaxxx?? Carne é carne, amigo, tão bom pra nós quanto pra eles, ou o contrário hehe!! Enfim, espero q o amigo limpador de insetos e baratas esteja vivo, e o protetor dele estejam bem hehe!! Aquele abraço, amigo! :)) :D

      Excluir
  30. Muito bom conteúdo!! Eu agradeço e cuido pra não assustar DEMAIS, a minha comedora de cupins que insistem em infestar o prédio aqui hehe!! Na bem da verdade eu queria saber como ter mais, pois ela (ou ELE NÃO?) fica la na cozinha, e eu preciso que comam cupins aqui, no banheiro, no meu quarto, sacaxx?? Tem como reproduzir esses bichinhos estranhos de alguma forma?? Se alguém souber, ou o dono do canal, fico muito agradecido, ok??!

    ResponderExcluir
  31. Amo esses bichinhos !!! Ainda mais porque não gosto de insetos e aracnídeos ... Quando morava no Sul quase nunca via lagartixas pois o clima de lá é muito frio para elas, então aranhas marrons dominam !!! mas aqui no Centro-oeste elas são muito mais comuns, aqui onde moro tem muitas e todo o mês aparecem filhotinhos pela casa S2 ... Até mesmo hoje achei um que acabara de nascer, por isso vim pesquisar sobre este fantástico animalzinho ... E para os menos simpáticos às lagartixas por causa do tal "cobreiro", vai minha dica: elas fazem muito menos estrago do que uma aranha marrom podem ter certeza !!!

    ResponderExcluir
  32. cobreiro é uma virose que pega com objetos e do contato humano,nao tem nada a ver com largatixa!

    ResponderExcluir

Postar um comentário