Onde ficam as sementes das bananas?



Uma dúvida cruel, que assola muitos curiosos: você alguma vez já se perguntou aonde que ficam as sementes das bananas?

Aqueles pequenos pontinhos pretos no interior da fruta não são sementes, mas sim, óvulos não fecundados da flor da bananeira.

Bananas com sementes

A maioria das bananas que comemos não possuem sementes. Segundo o engenheiro agrônomo Oscar R P Bendeck, bananas com sementes é um privilégio de espécies selvagens. No Brasil, essas bananas podem ser encontradas na natureza, em regiões litorâneas de Mata Atlântica. 




Mas tome cuidado: se um dia você avistar uma bananeira, além do perigo das cobras e aranhas (que adoram morar em meio a esse tipo de vegetação), você pode quebrar o seu dente ao morder uma banana com sementes.

Esse pequeno 'acidente' pode acontecer porque quando mordemos uma banana, não esperamos encontrar caroços do tamanho de um feijão.

As sementes das bananas são bem 'grandinhas', com um diâmetro médio de 1 a 2 centímetros. Aposto que você ficou curioso(a) de ver uma dessas!

Bananas com sementes

E como as bananas sem sementes são reproduzidas? Bom, a reprodução das bananas 'tradicionais' ocorre por propagação vegetativa, quando os brotos das novas plantas surgem a partir da planta-mãe. 

Se você não tem acesso as bananas com sementes e gostaria de ter uma bananeira em seu quintal, basta cortar um pedaço da raiz e plantá-la no local desejado.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Comprei bananas outro dia e tinha sementes, mas nao era do tamanho de feijões, eram no máximo do tamanho de sementes de mamão

    ResponderExcluir

Postar um comentário