Por que os morcegos dormem de cabeça pra baixo?



Você já se perguntou por que os morcegos dormem de ponta-cabeça? Não, não é pra ficar assustador nem estranho... na verdade, trata-se simplesmente de economia de energia!

O ato de voar já gasta muita energia, e alçar vôo então, nem se fala, afinal, o animal gasta muito mais energia para decolar.

Morcego dormindo

Ao permanecer sempre de ponta-cabeça, o morcego utiliza a gravidade para gerar impulso, ao contrário das aves, por exemplo, que têm que lutar contra a gravidade no momento da decolagem. Até que eles são bem espertos não?!!




Outro fato curioso é que os morcegos possuem um sistema de trava nos tendões dos pés, que além de amenizar o peso e auxiliar na segurança, fazem com que ele economize ainda mais energia.


Nem todos morcegos dormem de cabeça pra baixo

Existem algumas espécies de morcegos que dormem deitados de lado, apoiando-se em lugares apertados como vãos e frestas, muitas vezes entre os telhados das casas.

Morcegos dormindo


E por que as aves não fazem o mesmo para economizar energia?

De acordo com a bióloga Caroline Aires, da Universidade de São Paulo (USP) , a evolução dos morcegos é diferente da evolução das aves. Os ancestrais mais próximos dos morcegos são quadrúpedes, já os das aves são os bípedes, no caso, os dinossauros.

No processo de "aprender a voar", os quadrúpedes desenvolveram os membros superiores, deixando os membros inferiores como segunda opção, enquanto que os bípedes mantiveram os membros inferiores mais fortes e funcionais, para que eles conseguissem correr, até mesmo para facilitar a decolagem.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários