Qual a diferença entre estádio e arena?



Você sabe ou faz uma ideia de qual é a diferença entre estádio e arena? Dos 12 complexos reformados ou construídos para a Copa do Mundo 2014, por exemplo, 8 ganharam nome de arena: em Pernambuco, Pantanal (Cuiabá), Amazônia, Baixada (Curitiba), das Dunas (Natal), Fonte Nova (Salvador), Castelão (Fortaleza) e Corinthians (São Paulo), mais conhecida como "Itaquerão".

Para a Odebrecht Properties, empresa responsável pela construção de vários estádios e arenas, a diferença entre arena e estádio é que "o termo arena leva um conceito de espaço multi-uso", ou seja, é possível realizar uma série de eventos naquele local, dentre eles, uma partida de futebol. O Maracanã até tem os requisitos necessários para ser chamado de arena, porém, ele faz parte da história do futebol, e por isso, permanece com título de estádio.

Origem histórica

A origem das palavras estádio e arena vem desde a época dos gregos e romanos. Arena tem origem na palavra "areia", que servia para absorver o sangue de gladiadores em batalha.




> Já estádio vem de "stadium", de origem grega, mas que posteriormente também foi utilizado entre os romanos. Inicialmente, o termo era usado para denominar medida de comprimento, cerca de 180 metros, utilizado em eventos esportivos.

circus maximus
Circus Maximus, atinga arena e local de entretenimento em Roma, na Itália.

As arenas de Roma recebiam eventos de teatro, espetáculos circenses, batalhas de gladiadores, etc... e os estádios eram os palcos das batalhas de biga e corridas de cavalos.

Historicamente, as arenas eram circulares, e o público ficava à volta do espetáculo. Já os estádios tinham as laterais retas, assim como os hipódromos atuais.

Ou seja, arena é um espaço multi-uso, um local com requisitos suficientes para receber eventos até maiores do que jogos, e estádios são locais destinados apenas a jogos específicos.

Não que eles não tenham capacidade para ser palco de um grande show, por exemplo, mas sim porque eles não foram necessariamente projetados para isso.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Que bosta de ~genealogia marqueteira.

    ResponderExcluir
  2. CONCORDO, ALÉM DE GENEALOGIA MARQUETEIRA, FOI UMA MANEIRA DE AUMENTAR OS CUSTOU DAS OBRAS, AINDA MAIS DE QUEM VEIO A IDEIA ' ODEBRECHT ' LADRÕES E SUPERFATURAMENTOS NOS ESTÁDIOS NOVOS, QUANDO FALAMOS A PALAVRA ARENA, A PRIMEIRA COISA QUE VEM A CABEÇA É BRIGA, CONTENDAS, MORTANDADE DOS GLADIADORES, O FUTEBOL, NÃO É ISSO, É ALEGRIA, DISPUTA DE QUEM É MELHOR,
    EU PENSO ASSIM.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer estádio bem estruturado pode ser utilizado para outros propósitos. Em Porto Alegre, por exemplo, a acústica do Estádio Beira-Rio é inclusive melhor que a da Arena do Grêmio. Falo isso com o conhecimento de causa de quem já foi a diversos shows nestes locais.
    A diferença então se resume ao marketing, em que o termo Arena passa uma ideia mais sofisticada, moderna.

    ResponderExcluir

Postar um comentário