8 curiosidades surpreendentes sobre os camelos



Os camelos são mamíferos típicos de lugares desérticos. Seu habitat natural é principalmente regiões africanas e países árabes, onde os camelos são símbolos de conquistas e de viagens pelo deserto escaldante.

O nome camelo vem do grego kamelos, possivelmente com alguma ligação com as palavras carregar ou suportar. Os humanos têm domesticado camelos há milhares de anos, e até hoje ele é o maior aliado de todos aqueles que vivem em locais quentes e principalmente, onde a água é escassa.

As pessoas vinculam os camelos a animais com corcovas e de tons castanhos, porém, esse grande exemplo de adaptação da vida ao seu meio-ambiente possui diversas outra características que fazem com que eles sejam um dos animais mais domesticados do mundo. Confira algumas incríveis curiosidades sobre os camelos, os andarilhos do deserto.


1 - Temperaturas extremas
Os camelos podem sobreviver a condições climáticas adversas que normalmente matariam qualquer outro animal, que vão de aproximadamente 50°C no verão durante o dia até -29°C no inverno durante a noite. Seus longos cílios protegem seus olhos de tempestades de areias; suas patas possuem um formato que faz com que elas não afundem na areia. Eles também podem fechar suas narinas durante as tempestades de areia. Eles são praticamente à prova de tudo.




2 - Regime árduo
Os camelos podem ficar longos períodos sem beber água ou sem se alimentar. Durante os dias mais quentes, os camelos podem ficar cerca de 5 dias sem beber água, mas há relatos de camelos que passam 6 ou 7 meses sem beber água durante o inverno, pois eles retiram o líquido das plantas que consomem.



3 - Andarilhos perfeitos
Mesmo sem comer ou beber, os camelos podem trotar até 16 horas sem parar, percorrendo até 140 km por dia. Se estiver com um bom preparo físico, pode manter esse ritmo por 3 ou 4 dias, percorrendo então cerca de 500 km.



4 - Vida longa
Apesar da hostilidade de seu ambiente, a expectativa de vida dos camelos é de aproximadamente entre 40 e 50 anos, porém, alguns podem chegar até os 60. Um camelo adulto pesa entre 318 e 680 kg, e sua altura é de 2,1 metros. A gestação dos camelos durante cerca de 11 meses e dão a luz à uma única cria.



5 - A corcova milagrosa
As corcovas dos camelos não armazenam água, mas sim gordura, e ela é essencial para sua sobrevivência no deserto. Essa camada espessa de gordura pode pesar até 35 kg, e minimiza o calor pois isola todo seu corpo dos raios solares. Quando eles ficam desidratados (ou seja, após um século vários dias sem beber água), cada grama de gordura de sua corcova pode ser convertida em mais de uma grama de água por reação com o oxigênio.



6 - Transporte pesado
Os camelos podem carregar até 200 kg por uma distância de até 40 km em um só dia. Por esse motivo ele é utilizado até hoje como trasporte e carga do deserto.



7 - Adaptação ao extremo
Seus rins e intestinos são extremamente eficientes na retenção de líquidos. Sua urina sai em forma de xarope espesso, e suas fezes são tão secas que podem ser usadas para fazer fogueira. Os glóbulos vermelhos de seu sangue podem aumentar em até 250% para reter o líquido. Quando finalmente encontram um oásis, eles podem beber até 57 litros de água de uma só vez, ou 200 litros de água num só dia, e sua alimentação é preferencialmente composta de vegetações suculentas, apesar de comerem quase de tudo.



8 - Temperamentais
Quando os camelos se sentem ameaçados por outros indivíduos, eles têm o hábito de cuspir no sujeito em questão, e em situações extremas, seus dentes afiados entram em cena, e nesses momentos, é melhor estar bem longe...





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário