Areia movediça existe? Saiba tudo sobre esse estranho fenômeno


perigo areia movediça

Sabe aquela famosa cena de filme, em que a mocinha frágil fica atolada na areia movediça, e o herói tenta lançar uma corda para salvá-la?!

Essa é a imagem que temos em nossa mente quando o assunto é "areia movediça". Mas será que isso é verdade? As areias movediças existem?

Sim, a areia movediça existe, mas não exatamente da maneira que os filmes Hollywoodianos mostram.

As areias movediças podem sim engolir um animal, mas dificilmente, muito dificilmente a areia movediça conseguiria engolir um ser-humano.

Além de ser difícil encontrar um lamaçal profundo, a pessoa que cair nele ainda consegue ficar de pé, com os braços livres, e geralmente os terrenos de areia movediça são pequenos, e bem próximo encontram-se terrenos mais firmes que facilitam a saída.

atolado na areia movediça

Por outro lado, os animais podem não ter tanta sorte quando o assunto é areia movediça. Como a maioria se apoia em quatro patas, não há como escapar.




Mesmo assim, o perigo não é o animal ser engolido como mostra nos filmes, mas sim morrer de fome ou de sede por não conseguir se livrar do terreno caso não seja resgatado.


Onde existem areias movediças? Como elas se formam?

Em uma área de terreno normal, os grãos são compactados e ficam bem próximos uns dos outros, como se a areia estivesse pressionada. Na praia, por exemplo, a ação dos ventos, da água, de objetos, de animais e de pessoas que se movem sobre os grãos, faz com que todo o terreno fique firme, e nesses locais não existem areias movediças.

areia movediça existe?

Por outro lado, em terrenos que a areia não fica compactada, areias movediças podem existir. Em uma região entre as dunas, por exemplo, os grãos da areia ficam protegidos da ação dos ventos e da circulação de ar normal. Quando isso ocorre, forma-se uma camada de areia fina e descompactada, e essas regiões podem dar origem a areia movediça. Se uma grande quantidade de água cai sobre essa região de areia movediça (como chuva), os grãos se separam ainda mais, e os espaços vazios são preenchidos com água, o que cria uma mistura viscosa chamada pelos geólogos como "areia fluidizada", o que também pode atolar aqueles que passarem por ali.

areia movediça indiana jones

Mas se um pobre animal, principalmente quadrúpede, se atrever a passar em um terreno de areia movediça, suas patas irão se mover para o fundo, preenchendo os espaços vazios entres os grãos, e assim, o animal pode ficar completamente atolado. Ou seja, se você estiver passeando com seu cãozinho em um terreno de areias movediças, tome cuidado, afinal, o perigo pra você pode ser pouco, mas para os animais multiplica-se por 4 patas.

animal preso na areia movediça




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Muito bonita a foto, dá pra ver o amor da moça no rosto dela pelo cavalo,viva o vegetarianismo. \m/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pq ela salva um cavalo significa que ela é vegetariana? kkkk Eu tmb salvaria e iria montado nele comer um belo churrasco.

      Excluir
  2. numa praia na Italia, existe varias!

    ResponderExcluir

Postar um comentário