Finalmente descoberto grande segredo do Egito antigo!


segredo egito

O Egito antigo, com suas construções faraônicas (literalmente!), fascinam o mundo há muito tempo. Mesmo na época de Cristo, as pirâmides já eram antigas: tinham mais de 2.000 anos, e já eram um grande mistério do passado!

Muitas teorias foram formuladas ao longo dos milênios. As mais recentes e polêmicas incluem até pedreiros alienígenas. Com certeza você já ouviu algumas delas.

Egito alien

A dúvida é simples: como uma civilização que não conhecia nem uma coisa simples como a roda, foi capaz de mover pedras de até 3 toneladas pelas areias do "deserto sem fim" no Egito?

Dá até pra acreditar que tiveram uma ajudinha de alguma civilização extraterrestre que não tinha mais o que fazer no infinito Universo!




Mas agora, (já era tempo!) Quase 5.000 anos depois, um grupo da Universidade de Amsterdã parece ter encontrado a solução para o mistério!

E pra surpresa de todos, nem era algo tão espetacular assim. Na verdade, agora que repararam que tudo estava "na cara" o tempo todo!


Bom, vamos tentar explicar rapidamente pra não ficar muito chato: Acredita-se que os egípcios colocavam as pedras gigantes em trenós (sabe-se la como... essa parte ainda não foi descoberta, assim que descobrirmos publicamos aqui) para que pudessem transportá-las através das areias no deserto.

O probleminha com essa técnica é que, quando você coloca um trenó gigantesco com uma carga de  mais de 2 toneladas na areia e tenta puxá-lo (também sabe-se la como!!!), o resultado é desastroso. Em geral ele afunda na areia, e cria uma elevação à frente que pára o trenó!

Egito técnica de arrastar pedras na areia

Aí entra a grande descoberta: isso não ocorre com areia molhada! Com alguma umidade, a areia aumenta sua rigidez e impede a formação de elevações na frente do trenó, reduzindo pela metade o esforço para arrastá-lo! Genial, não?!

De fato é genial mesmo! E tudo estava bem na fuça diante dos narizes de todos...

túmulo de Djehutihotep

Nessa gravura encontrada no túmulo de Djehutihotep, repare no homem com um vaso derramando um líquido (provavelmente água mesmo) na frente do trenó!

Como não percebemos isso antes??!! Bem, como diria a vizinha fofoqueira da rua "Antes tarde do que nunca..."




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por uma iguana.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um alienigina pedreiro.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um corno manso

      Excluir
    4. Este comentário foi removido por um corno manso

      Excluir
    5. Este comentário foi removido por um corno manso

      Excluir
  2. Não lembro bem o cálculo mas é algo em torno de 1 bloco assentado por minuto durante os 20 anos (?) de construção, 24 horas por dia sem pausas. No meu entender este é o grande mistério.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Apenas molhar a areia fez com que eles movessem TONELADAS de GRANITO em trenos? Isso é absurdo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você já reparou como é muito mais fácil caminhar pela areia molhada do que pela areia seca da praia?
      Pense nisso...

      Excluir
    2. Apenas com areia molhada e alguns milhoes de escravos

      Excluir
    3. Luana Killer, a grande maioria das pessoas que trabalharam nas construções de pirâmides eram remuneradas, passavam um pouco longe de serem escravos.

      Excluir
    4. Será, Neto, pois saiba que as pessoas que trabalhavam nessas pirâmides viviam pouco mais dos 40 anos de idade...as condições de trabalho eram péssimas. É preciso cautela ao analisar teorias simplistas e não aprofundadas !

      Excluir
    5. e isso era vida ruim e curta, antes de questionar lembre-se de que a maioria dos Faraós viviam em torno de 30 anos, então acho que a vida dos trabalhadores era muito melhor que a dos reis ¬¬

      Excluir
    6. Eles construíam rampas em torno da pirâmide também, acharam um fragmento de uma delas na pedreira de onde estariam o granito. Cada rampante ter no máximo 9 graus de inclinação. Além disso, essa descoberta não é de agora, descobriram isso há tempos.

      Excluir
    7. Eles construíam rampas em torno da pirâmide também, acharam um fragmento de uma delas na pedreira de onde estariam o granito. Cada rampante ter no máximo 9 graus de inclinação. Além disso, essa descoberta não é de agora, descobriram isso há tempos.

      Excluir
    8. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  5. Quanta água usaram nesse processo, a lojista para transporte de água deveria se absurda, sem falar que para enxarcar adequadamente 1 metro quadrado de areia do deserto, leva mais água que o comum, e vejo nessa explicação 2 grandes esforços completamente absurdos, o de transportar as pedras e o de transportar um volume excomunal de água para enxarcar a areia e para consumo dos trabalhadores, sem falar em banhos e cozimento de alimentos. Enfim continua ainda mais complicado explicar a coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que dá para tirar essa água do rio Nilo

      Excluir
    2. pra mim essa "estória" pareceu bem mais absurda do que a teoria dos alienígenas! kkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Pra mim continua um mistério, prefiro acreditar em algo extraterrestre.

      Excluir
    4. Tenta molha a frente do treno com 3 tonelada de rocha kkkk tem que ter uns 40 mil metros cúbicos de água por 20 minutos dependendo da força para a velocidade e a velocidade sem nenhum erro de cálculo e nem muitas baixas deorte de trabalhador

      Excluir
  6. isso é q é papo furado, pra nao dizer pra enganar bobo....lamentavel essa teoria, vao tentando ae humanidade uma hora da dó e eles vem aki e nos contam como fizeram essas tbm...abraçao pessoal.

    ResponderExcluir
  7. Não sei se alguem mais reparou massa... ONDE EM Q RAIOS ELES CONSEGUIRAM TANTA AGUA NO DESERTO???????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simples, guardaram parte utilizada no dilúvio de Noé.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  8. resolvido outro mistério, a falta de agua de hj afffff

    ResponderExcluir
  9. Usaram água também para erguer as pedras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Depois transferiram os trabalhadores para fazer o canal do Panamá, só que lá em vez de erguer pedras, erguem-se navios.

      Excluir
  10. Teoria totalmente furada... de volta à estaca zero.

    ResponderExcluir
  11. As pedras não foram removidas de lugar algum e sim foram fabricadas no mesmo lugar onde elas se encontram.

    ResponderExcluir
  12. Blz, eles descobriram como foi feito o transporte dessas pedras, agr eu pergunto, e como fizeram pra empilhar ? colocar uma em cima da outra ?

    ResponderExcluir
  13. Resolvido o mistério de como eram movidas as rochas , agora nasce o mistério de como era movida tão absurda quantidade de água do Nilo para o ponto das piramides ...

    ResponderExcluir
  14. e os homenzinhos verdes de Marte com seus poderes mentais de levitação. não conta???

    ResponderExcluir
  15. Pra que tanto mistério pessoal, pra quem assistiu X-MAN dias de um futuro esquecido e esperaram para assistir as cenas pós créditos sabem muito bem como as piramides foram construídas. simples.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk, essa foi a melhor resposta :D

      Excluir
    2. sim! eu estava lendo a matéria pensando exatamente no En Sabah Nur uaheuhaeuheuheuh

      Excluir
  16. A teoria não é recente e tem muitos detratores por não explicar vários itens de sua elaboração. Em arqueologia não existem mudos, logo tudo pode ser dito, difícil é dar coerência às teorias elaboradas e essa história de molhar areias do deserto tem muitos pontos questionáveis.

    ResponderExcluir
  17. Pelo que parece, água no deserto era mais abundante que areia. rsrsrsrsrs Para cada pedra "empurrada", sobre as areias do deserto, seriam necessários mais que 100 vezes o mesmo peso em água transportada, alguns se esqueceram que por estar no deserto, a areia não fica molhada por muito tempo. Teoria mais idiota que poderiam formular, só seria válida para pequenas distâncias com intuito de mover o objeto de A para B....mas se colocar alguns quilômetros, fica mais idiota do que aceitar teoria extraterrestre.

    ResponderExcluir
  18. essa tá mais difícil de acreditar q a de ajuda alienígena....

    ResponderExcluir
  19. Prefiro a ajuda extraterrestre mesmo vlw flw

    ResponderExcluir
  20. Tudo bem mas para Pirâmide de Quéops ficar pronta em 20 anos, se não me engano era preciso encaixar uma pedra a cada 17 minutos. como pode isso?

    ResponderExcluir
  21. hushusshs Isso é uma piada né??
    Não vi nada e nenhum argumento que me convenceu.
    Tremenda idiotice essa "Teoria". Mas Fácil crer nos Ets que não tinha nada pra fazer e vieram aqui construir uma pirâmide de boas kkkkkk...

    ResponderExcluir
  22. E esperam mesmo que acreditemos nisso??? kkkkkk
    Perguntas:1) De onde vieram as pedras? 2) Como foram colocadas sobre o 'trenó'? 3) Como às empilharam na construção das pirâmides? 4) De onde veio tanta água?
    Papagaiada! aff Eu até ia curtir a página... desisti 'facinho, facinho'. ;)

    ResponderExcluir
  23. Os egípcios conheciam a roda, sim. E faziam amplo uso dela. Foi um erro gravíssimo do autor da matéria.

    ResponderExcluir
  24. Quem garente q era água?podia ser algum tipo de óleo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. REALMENTE! AREIA E ÓLEO FORMAM UMA LIGA MUITO ESCOREGADIA,E Q N SECA TAO FACILMENTE.

      Excluir
  25. fiquei intrigado com essa engenhosa solução
    como eles usavam água na areia se era deserto e mesmo com rio ou oasis de onde veio tanta água se o deserto é quente e tem uma camada muito extensa de areia que sugaria como uma esponja toda água que fosse usada nesse processo ?
    pois areia + calor +distancia = tipo fracasso ainda mais porque o uso de mão de obra seria uma loucura pelo tempo que levou toda a construção de todo Egíto e pior como que foi levantado as pedras no alto das piramides e aquelas colunas sem quebrar e se usaram areia nas piramides como rampa eles limparam toda aquela areia depois de molhar e pilar elas durante anos assim , simplesmente ?????????????????

    ResponderExcluir
  26. para mim o povo daquela época teve conhecimento e ferramentas " nada de alienigenas " sim de cunho próprio que não usaríamos hoje por ser ultrapassado mas que foi muito eficiente para eles , que pode ter desaparecido ao longo dos séculos , bem pode ter usado água e óleo , ou roda , mas sera mesmo que dizer que "descobrimos e pronto" , é um tanto prepotente essas palavras , daqui uns 50 anos vamos ter uma compreensão melhor de muitas coisas que jugamos saber agora afinal quem viveu naquela época pra dizer que foi assim ? deduzir e expor opinião tudo bem mas alegar algo sem saber a verdade é pretenção

    ResponderExcluir
  27. through the theory of lego world, is easily explained

    ResponderExcluir
  28. Para mim é só mais uma teoria isso!
    Ainda fico com a teoria dos alienígenas. E digo mais, acredito que em menos de 10 anos eles voltarão a Terra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chama eles pra tomar café com leite...

      Excluir
    2. Quando começarmos a compreender, ter a mente aberta e conviver com eles, COM CERTEZA CHAMAREI!!! rsrs

      Excluir
  29. Respostas
    1. Pra que os extraterrestres iriam vir até a Terra fazer e deixar uma das 7 maravilhas do mundo sendo que, o ser humano é um ser capaz e inteligente para construir tais feitos???
      No mínimo, os "homenzinhos verdes" iriam construir as pirâmides la no planeta onde residem e ainda iriam cobrar a entrada pra ganhar um bom dinheiro....

      Excluir
  30. Onde era transporta a água? Ninguém pensou nesse detalhe.

    ResponderExcluir
  31. No meu achismo, esses blocos eram feitos com a própria areia do deserto e eles começavam a construir as pirâmides bem em cima de onde fabricavam os blocos. E mais, percebam que as pirâmides tem forma de escada, isso facilita de levar blocos pra o topo.

    ResponderExcluir
  32. Os blocos foram transportados através de altíssimas frequências de ondas sonoras e as pirâmides construídas por civilizações extraterrestres . (Prof. Helio Couto).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Extraterrestres?? Porque eles não voltaram para polir cada uma das pirâmides?? Elas estão precisando de um trato rsrsrsrsrsrsrs

      Excluir
    2. Eu queria saber o que que e.t's com tanta tecnologia, capazes de ''transportar blocos com ondas sonoras'' e fazer viagens interplanetarias, iriam vir pra ca pra construir pirâmides de pedra e areia com design antiquado.

      Excluir
    3. ao som de Pink Floyd The Dark Side of The Moon

      Excluir
  33. Sendo absurdo ou não, alienígenas, escravos ou seres humanos mais nobres, as pirâmides não deixam de ser uma das maravilhas do mundo!
    Não vai mudar a história de quem as colocou aí.. o que importa é que estão na Terra até hoje e são vistas por pessoas do mundo todo, assim como eu um dia quero conhecer..
    Vale a pena ressaltar que eu já conheço as Cataratas do Iguaçu que também é uma das 7 maravilhas do mundo :)

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. As pedras são pedras cortadas, e não foram feitas.

    ResponderExcluir
  36. ahh Deus... esses mistério são só pra gente aprender a crer no impossível gente!! nem tudo é tão lógico

    ResponderExcluir
  37. gente... tudo bem q poderiam até fazer assim pra levar as pedras.. mas, como conseguiram empilhar cada uma delas e ainda em diagonal, sei lá..com total precisão? e numa altura!!! meu Deus!!! pra mim ainda é um mistério pq pensa? repara no desenho da pedra!! eles levam no trenó uma gigantesca estátua para ser apenas colocada em algum lugar no solo, não ser suspensa para se formar gigantescos monumentos!!! com certeza. Pra mim é FLOPP essa dedução das pirâmides!!

    ResponderExcluir
  38. Com certeza devia ter um maluco que corria até o Nilo a cada 10 segundo pra buscar um jarro de água e molhar 30 cm² de areia! Faz sentido...

    ResponderExcluir
  39. Legal isso aí.. mas como essas pedras de 3 toneladas foram erguidas ao alto da piramide que não é muito baixa :(

    ResponderExcluir
  40. vocês levam tudo pro lado literal da imagem, a teoria não é nem um pouco absurda e pode ser verdade sim. Primeiro: as piramides com certeza não foram construídas por uma só pessoa nem em um único dia (como parece que tão achando aqui), pode ter levado semanas e sabe-se lá quantos caras só pra levar cada pedra. Segundo: os trabalhadores eram pagos pra fazer o serviço, então podiam muito bem ter contratado alguns pra buscar a água, que também não devia ser levada em jarrinhos pequenos, claro que não pegavam tudo que precisavam de uma só vez, podia ter vários grupos que iam buscar a água de tempos em tempos. Vamos usar a cabecinha que Deus nos deu e tentar pensar que esses "desenhos" talvez não retratem exatamente como as coisas aconteciam ;)

    ResponderExcluir
  41. Penso que talvez,na época da construção das piramides não havia o tal deserto, tendo isso como ponto de vista, talvez sua construção não tenha sido algo tão mirabolante assim . . .

    ResponderExcluir
  42. https://www.youtube.com/watch?v=HzKuT8GpB5M

    ResponderExcluir
  43. Como eles carregavam as pedras pra mim é o de menos. O que me intriga é o PORQUE DE TANTO ESFORÇO SÓ PRA CONSTRUIR UM TUMULO GIGANTE. Pra mim esse é o grande mistério.

    ResponderExcluir
  44. Pq sera que todos no egito tinham as cabeças raspada. E obvio que... os faraos erao seres mais evoluido (evolucao esta que esta se dando a nos tbm. Estamos cada dia mais perdendo os pelos do corpo origem estes dos macacos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os egípcios eram muitos exigentes com a higiene e limpeza. Cabelo acumulava sujeira e piolhos. Eles não tinham pelos no corpo e na cabeça por isso. Eles se banhavam constantemente com olhos perfumados e sais.

      Excluir
  45. Não sei se eram os ETs os desocupados ou se quem inventa essas besteiras e quem as publica. Vejamos, como diria o ceguinho, essas pirâmides foram feitas longe da água e, para puxar uma pedrinha de algumas toneladas), quanta água seria necessária do desembarque até a obra. E tem mais, como se carrega uma lasquinha de pedra de algumas toneladas num barquinho feito de palha? Alguém já tentou fazer isso antes de fazer a gente perder tempo lendo esse tipo de coisa?

    ResponderExcluir
  46. Não convenceu!! Tentem outra hahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  47. Seria mais fácil colocarem troncos de árvores no chão (como se fossem uma estrada) e arrastarem esses trenós em cima desses troncos! E como eles colocavam umas perdas em cima das outras? Eu penso que depois de colocarem as primeiras pedras colocavam areia ate a altura dessas pedras (''criando uma subida em areia'') assim arrastavam as outras directamente para cima... ( e colocariam areia ate cobrir a pirâmide para colocar a ultima pedra, depois era só retirar o excesso de areia e a magia estava feita :p)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já ouviu falar em contra peso?
      O peso de uma pode erguer a outra.
      fácil, não?
      Agora, se as pessoas preferem acreditar em disco voador...?

      Excluir
  48. Mas e a água que tinha que ser muita ,tendo em vista que a água escassa deveria faltar até para beberem .

    ResponderExcluir
  49. Talvez se prestarmos atenção na história do Castelo de Corais, como um homem sozinho pode construir um monumento como aquele e como ele dá alguns detalhes da pra imaginar alguma coisa a respeito das Piramides
    .

    ResponderExcluir
  50. E eles jogavam essas grandes quantidades de água pela seca areia do deserto com o quê? Com uma mangueira? Sei não viu. O.o

    ResponderExcluir
  51. NUSS PENSEI NO EN SABAH NUR HAUHAUHAUHAU!!! PAREI PRA PENSAR NUMA HIPÓTESE... PODERIA O EGITO A 5 MIL ANOS ATRÁS NÃO SER UM DESERTO COMO É HOJE, E SIM UM SEMI ÁRIDO EM DESERTIFICAÇÃO, ASSIM COMO O NORDESTE BRASILEIRO, OU COMO OS DESERTOS NORTE AMERICANOS QUE TEM O CHÃO ROCHOSO AO INVÉS DE AREIA???

    ResponderExcluir
  52. MIJO, URINA, TAMBÉM É ÁGUA,ÁGUA REAPROVEITADA SEJA LÁ DO QUE,TAMBÉM É ÁGUA!
    PRA QUE ENTÃO O CARA DA GRAVURA JOGA ÁGUA NA FRENTE DO TRENÓ?
    O QUE É MAIS FÁCIL, JOGAR ÁGUA NA FRENTE DE UM TRENÓ OU ESPERAR VIR UM CARA DE OUTRO PLANETA E MOVER UMAS MILHEARES DE PEDRAS SÓ SATISFAZER O EGO DO FARAÓ? KKKKKKKK....SAI CAMBADA DE ALIENADOS SEGUIDORES DE FÁBULAS E LENDAS...EU PREFIRO A LÓGICA!

    ResponderExcluir
  53. Como os egípcios não conheciam a roda???? A arqueologia comprova que eles tinham carros de guerra e carros de boi na agricultura. Os egípcios eram muito avançados para a época. Muitas civilizações aprenderam com eles.

    ResponderExcluir
  54. O atrito gerado com isso é improvável pensar . A areia funcionária como uma lixa e não daria certo molhar areia . E um brevio detalhe para molhar a quantidade precisa para mover uma pedra de 2 toneladas no deserto escaldante a cada 10 metros precisaríamos de algo em torno de 10 mil litros de água e o Egito é no Deserto . Raciocinar é bom antes de optar.

    ResponderExcluir
  55. O atrito gerado com isso é improvável pensar . A areia funcionária como uma lixa e não daria certo molhar areia . E um brevio detalhe para molhar a quantidade precisa para mover uma pedra de 2 toneladas no deserto escaldante a cada 10 metros precisaríamos de algo em torno de 10 mil litros de água e o Egito é no Deserto . Raciocinar é bom antes de optar.

    ResponderExcluir
  56. ESSA DESCOBERTA NÃO ALTERA NEM UM POUCO A DIFICULDADE.... E NEM EXPLICA A TECNOLOGIA AVANÇADA COM QUE FOI FEITA AS PIRAMIDES E NEM PARA QUAL FINALIDADE QUE ELA FOI CONSTRUÍDA.....AINDA CONTINUA SENDO UM MISTERIO DO MUNDO ANTIGO....

    ResponderExcluir
  57. Os goa'ulds "senhores do sistema" controlando o planeta terra,com exércitos formados por humanos conhecidos como "jaffa", e suas frotas de naves espaciais,escravizaram povos nomandes naquela região, e construiram as piramides

    ResponderExcluir
  58. imagina que depois de 5000 anos um grupo de cientistas faz esta descoberta ,somos tão burros assim

    ResponderExcluir
  59. NÃO SOMOS BURROS APENAS FALTA DE ATENÇÃO. SABE COMO É NÉ?
    ANTIGAMENTE NÃO DAVA PRA ENGOLIR ESSA TEORIA ERA UM POUCO ABSURDO
    HOJE ESTAMOS UM POUCO AVANÇADS ENTÃO TUDO SE FAZ

    ResponderExcluir
  60. Perdi meu tempo vindo aqui ler ideias que não resolvem questões nenhuma da construção das piramides...

    ResponderExcluir
  61. Acredito que eles fabricavam as pedras, onde encontravam pedra no deserto a água é escassa, está imagem parece a da estátua amarrada nos pés e mãos.

    ResponderExcluir
  62. Prefiro acreditar que foram os Jedi de uma Galáxia muito, muito distante!

    ResponderExcluir

Postar um comentário