[Essa matéria faz parte da nossa série "Fantásticas e Antigas Mansões". Confira o índice na matéria de apresentação da série - clique aqui]
Se essa mansão lhe pareceu familiar é porque você já deve tê-la visto nas telonas ou na TV, afinal ela é uma estrela de cinema!
Nesse primeiro episódio de nossa série apresentamos Harlaxton manor. Essa gigantesca mansão apareceu no filme "A casa amaldiçoada" (The Haunting) de 1999 representando "Hill House", a mansão mal-assombrada que praticamente protagonizava o filme. E não deve ter sido por acaso... temos que concordar que ela parece um tanto amedrontadora mesmo: Seu portão de entrada fica a quase um quilometro de distância, e depois são mais dois portões até chegar em sua entrada principal, fica
Localizada em Grantham, na região de Lincolnshire, no Reino Unido [clique e veja no mapa] ela começou a ser construída em 1837, por Gregory Gregory, um rico homem de negócios, sendo finalizada em 1845, mesclando os estilos Jacobiano e Elizabetano, com alguns elementos do Barroco e Gótico, o que a torna um dos poucos exemplos sobreviventes do estilo "jacobetano".
A mansão é tão gigantesca que tem até uma pequena ferrovia devidamente coberta e disfarçada, que parte da parte de fora da residência e segue discretamente até seu interior, só para carregar provisões como lenha para as lareiras!
Os jardins de Harlaxton Manor são uma atração à parte da grande mansão. Destacam-se os terraços em estilo francês, o jardim italiano e um canal ornamental estilo Holandês. Seu jardim é um dos maiores da Grã-Bretanha e mesmo depois de mais de 150 anos permanece praticamente inalterado.
A própria história da mansão já daria um bom filme: Depois da morte de seu construtor ela foi passando por diversos herdeiros, e (claro) alguns não souberam cuidar bem dela. Acabou sendo abandonada em 1935. Anos depois foi comprada por Violet Van der Elst, uma empresária e inventora que a restaurou e foi responsável por sua instalação elétrica. Na época da 2ª Guerra Mundial serviu à Força Aérea Real. e depois foi comprada e vendida mais algumas vezes, até chegar às mãos da Universidade de Evansville, que começou a usá-la como seu campus britânico em 1971.
Hoje em dia ela continua servindo como universidade, além de sediar diversos eventos regulares. Também pode ser parcialmente alugada para diversos eventos, como reuniões e festas de casamentos.
Se você gostou de conhecer essa incrível mansão, pode visitar o site oficial de Harlaxton Manor. E não deixe de ver as outras partes dessa série! Ainda há várias outras que valem muito a visita. E com certeza você vai se surpreender com cada uma delas!
Não perca a 2ª Parte de nossa série: Wentworth House
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário