Série Fantásticas e Antigas Mansões - Parte 1: Harlaxton Manor


Harlaxton Manor - locação do filme "a casa amaldiçoada"

[Essa matéria faz parte da nossa série "Fantásticas e Antigas Mansões". Confira o índice na matéria de apresentação da série - clique aqui]

Se essa mansão lhe pareceu familiar é porque você já deve tê-la visto nas telonas ou na TV, afinal ela é uma estrela de cinema!

Nesse primeiro episódio de nossa série apresentamos Harlaxton manor. Essa gigantesca mansão apareceu no filme "A casa amaldiçoada" (The Haunting) de 1999 representando "Hill House", a mansão mal-assombrada que praticamente protagonizava o filme. E não deve ter sido por acaso... temos que concordar que ela parece um tanto amedrontadora mesmo: Seu portão de entrada fica a quase um quilometro de distância, e depois são mais dois portões até chegar em sua entrada principal, fica no meio do nada em meio a florestas, jardins e bem distante da vila mais próxima...

Harlaxtos - Vista aérea

Localizada em Grantham, na região de Lincolnshire, no Reino Unido [clique e veja no mapa] ela começou a ser construída em 1837, por Gregory Gregory, um rico homem de negócios, sendo finalizada em 1845, mesclando os estilos Jacobiano e Elizabetano, com alguns elementos do Barroco e Gótico, o que a torna um dos poucos exemplos sobreviventes do estilo "jacobetano".




A mansão é tão gigantesca que tem até uma pequena ferrovia devidamente coberta e disfarçada, que parte da parte de fora da residência e segue discretamente até seu interior, só para carregar provisões como lenha para as lareiras!

Harlaxtos Manor - Jardins

Os jardins de Harlaxton Manor são uma atração à parte da grande mansão. Destacam-se os terraços em estilo francês, o jardim italiano e um canal ornamental estilo Holandês. Seu jardim é um dos maiores da Grã-Bretanha e mesmo depois de mais de 150 anos permanece praticamente inalterado.

Harlaxton Entrance

A própria história da mansão já daria um bom filme: Depois da morte de seu construtor ela foi passando por diversos herdeiros, e (claro) alguns não souberam cuidar bem dela. Acabou sendo abandonada em 1935. Anos depois foi comprada por Violet Van der Elst, uma empresária e inventora que a restaurou e foi responsável por sua instalação elétrica. Na época da 2ª Guerra Mundial serviu à Força Aérea Real. e depois foi comprada e vendida mais algumas vezes, até chegar às mãos da Universidade de Evansville, que começou a usá-la como seu campus britânico em 1971.

Harlaxton Interior

Hoje em dia ela continua servindo como universidade, além de sediar diversos eventos regulares. Também pode ser parcialmente alugada para diversos eventos, como reuniões e festas de casamentos.

Harlaxton Panorama




Se você gostou de conhecer essa incrível mansão, pode visitar o site oficial de Harlaxton Manor. E não deixe de ver as outras partes dessa série! Ainda há várias outras que valem muito a visita. E com certeza você vai se surpreender com cada uma delas!

Não perca a 2ª Parte de nossa série: Wentworth House

Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários