'Bater na Madeira': você sabe o que isso realmente significa?


'Bater na Madeira', submundo, raios: Desvende esse mistério!

Se bater na madeira realmente espanta o azar nós não sabemos, até porque isso pode ser algo muito particular, que varia de pessoa pra pessoa. Talvez o Walter Mercado ("Ligue djá!" Lembra dele?) possa responder essa parte melhor que a gente...

Mas pelo menos conseguimos explicar de onde saiu essa ideia:

Pesquisadores afirmam que origem dessa popular superstição de "bater na madeira" teve início com os povos antigos observando os raios, que normalmente caem sobre as árvores, e começaram a achar que elas faziam algum tipo de ligação com o céu. Depois com o vai-e-vem dessas estórias, que viraram contos, acabaram chegando a conclusão que as árvores eram as "casas dos deuses" aqui na Terra.

Arvore e raio

Depois disso foi só uma questão de tempo até surgir o costume de bater nas árvores pra chamar os deuses e pedirem perdão, favores, etc. Faz sentido: se batemos em uma porta pra chamar alguém, tipo "ô de casa!", com os deuses poderia funcionar também, não é mesmo?!




E de fato, mesmo hoje em dia, as árvores são sagradas em quase todas as culturas e religiões: normalmente elas representam uma ligação entre o céu e a terra.

Com o passar dos séculos o costume foi se popularizando no mundo inteiro. Os celtas, por exemplo, também batiam na madeira para afastar os maus espíritos, pois acreditavam que as árvores, através de suas raízes, tinham ligação com o submundo e poderiam sugar os demônios de volta pra baixo (uma das primeiras versões do inferno como conhecemos hoje).

Já na época da Roma Antiga, era costume bater na mesa de madeira para atrair as divindades que protegiam a família e o lar.

Como não poderia deixar de ser, esses vários costumes, vindos de várias partes do mundo e das mais diversas culturas, acabaram se espalhando, se misturando e evoluindo, até chegarem aos dias atuais. A versão mais popular em cada região e cultura podem variar bastante, mas a ideia por trás disso ainda é a mesma: Trazer boa sorte, ou afastar o azar!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário