A psicologia explica: por que 'Frozen' faz tanto sucesso entre as crianças?


Frozen Desenho Disney

Qualquer pessoa que conviva com uma criança já deve ter assistido esse filme tantas vezes, que tem até vontade de sair correndo de casa quando ouvem aquela musiquinha começar!

As crianças simplesmente não se cansam dessa produção da Disney lançada em 2013, que conta a história de Elsa, sua irmã Anna e seus amigos.

Disney Frozen efeitos psicológicos

É fácil perceber que 'Frozen' capturou o público infantil (e principalmente as meninas) com maestria. Mas qual seria a razão de tanto sucesso, a ponto do filme ter se tornado mania mundial?

Foi justamente essa dúvida que levou as psicólogas Maryam Kia-Keating e Yalda T. Uhls, da universidade da Califórnia, a estudarem mais profundamente o desenho da Disney. As duas são, além de colegas de profissão, irmãs e mães que provavelmente já não aguentavam mais assistir o desenho.




As psicólogas fizeram uma pesquisa e seu parecer foi publicado na revista Time. Segundo as especialistas, não é nenhuma novidade as meninas se sentirem atraídas por figuras de princesas, e provavelmente foi assim desde sempre, primeiro com os livros e depois com desenhos como a Branca de Neve, Cinderela, Bela adormecida, etc. Mas por quê Frozen parece ter conseguido uma reação ainda maior?

Perfil emocional, Realismo mágico e experiências negativas

Disney Frozen Magic

Segundo as especialistas, o perfil emocional de uma criança em idade pré-escolar é muito parecido com o que se vê no filme: a luta da heroína de Frozen, Elsa, com suas emoções fortes e apaixonadas que parecem até incontroláveis. As crianças nessa idade são movidas por impulsos, e um bom exemplo do impacto psicológico do filme aparece quando Elsa, lamentando, diz que está com medo pois “não há nenhuma fuga da tempestade dentro de mim”.

Outro detalhe apontado pelo estudo, seria a imaginação dos pré-escolares, que tendem a ver o mundo como um lugar maravilhoso, cheio de emoção e aventura. As crianças respondem positivamente às histórias que contam com um realismo mágico, o que dá à personagem 'Elsa', um apelo especial. Isso também explica por que as crianças não se sentem afetadas negativamente a uma parte particularmente obscura do filme: a experiência de desespero e isolamento, nas cenas onde a personagem aparece trancada em seu quarto.

Terror, medo e vilões minimizados

Disney Frozen Villain

Tanta magia, mais a sensação de que tudo é possível, com bruxas malvadas ou madrastas maquiavélicas, pode desencadear medo e terror . Mas isso é amenizado em 'Frozen', que não tem nenhum vilão ou bruxa predominantemente malvados. esses personagens podem ser muito reais para as crianças. Por isso os produtores do desenho fizeram as partes assustadoras bem curtas e rápidas, e até mesmo o vilão, é uma pessoa comum, que até canta uma canção cativante!

Conexão emocional e apoio familiar

Disney Frozen Family support

No desenho, Elsa tem uma conexão muito forte com a sua irmã Anna, e foi justamente pra não prejudicá-la com seus poderes que a personagem se isolou. Porém, Anna não desiste de Elsa e tenta buscá-la na terra congelada. Mesmo não querendo retornar com a irmã, a amizade entre as duas sobressai, e ressalta a dedicação familiar acima de tudo. Isso é muito representativo para as crianças, que são profundamente ligadas aos seus parentes, e tendem a demonstrar uma forte conexão a um grupo.

Bem, depois de falarmos tanto do filme, não é que deu até vontade de assisti-lo? E podemos começar fazendo um aquecimento e assistindo o Clipe oficial da música tema do filme!


Talvez, um detalhe importante que as psicólogas não perceberam, e deixaram passar "batido" em seu estudo, foi o fato que não são apenas as crianças que ficam fascinadas com 'Frozen'...




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Um fato que me surpreendeu muito nessa animação é que o amor verdadeiro apresentado não é por um cara, um príncipe encantado, perfeito e apaixonado pela princesa, mas sim um amor verdadeiro entre irmãs.

    ResponderExcluir
  2. Congelado acho que é uma proposta incrível da Disney veio para conquistar jovens e velhos. Agora é um dos mejores películas disponible en HBO não perca a oportunidade de ver e desfrutar a magia da Elsa e Anna, nesta história de amor pouco convencional

    ResponderExcluir
  3. E os personagens possuem traços muito agradáveis de se ver.

    ResponderExcluir

Postar um comentário