Beleza mortal e assustadora: os terríveis 'tratamentos estéticos' medievais


Beleza cruel e assustadora: 2 terríveis 'tratamentos estéticos' medievais

Sempre foi assim: a sedução e a beleza fazem muitas pessoas se entregarem aos mais selvagens métodos e tratamentos estéticos, só pra tentarem ficar mais bonitas.

E na era medieval, mais precisamente por volta dos anos de 1500, na chamada "Era Elisabetana", não era muito diferente, eles também se arriscavam muito pra (pelo menos tentar) se tornarem mais atraentes. Só que os métodos utilizados eram bem diferentes...


Homens de olhar sonhador

Homens de olhar sonhador
Mais de 500 anos atrás, as mulheres cismaram que um homem com "olhar sonhador" era irresistível. Por isso, virou moda entre os homens, usar um colírio que dilatava as pupilas e criavam o tal efeito de "olhar sonhador".




Sim, os homens podiam até tentar disfarçar, como tentam ainda hoje, mas eles sempre tiveram seus truques. O detalhe é que esse truque podia ser mortal pra qualquer pobre coitado desavisado...

O detalhe escabroso é que o tal colírio era feito de uma planta chamada Beladona, que é simplesmente uma das plantas mais venenosas do mundo. Ela contém toxinas que causam delírios, alucinações, perda da voz, boca seca, dores de cabeça, dificuldade respiratória e convulsões. Uma única folha pode matar um homem adulto!


Mulheres pálidas translúcidas

Sangria estética para parecer pálida
O colírio venenoso dos homens vai até parecer brincadeira de criança perto dos truques medonhos e sangrentos que as mulheres usavam...

O fato é que nessa mesma época medieval, as mulheres comuns normalmente eram camponesas, que trabalhavam ao Sol, e por isso, não eram tão branquinhas. Já as mulheres nobres e ricas não trabalhavam e ficavam apenas dentro de casa, sendo bem pálidas. Isso acabou naturalmente evoluindo, até que palidez se tornou sinal de nobreza e riqueza. Só que não parou por aí: a moda rapidamente se tornou uma verdadeira competição. Cada mulher queria ser mais pálida que a outra, assim seria a mais desejada e disputada.

No final, inventaram um método tenebroso pra conseguirem a aparência mais pálida possível: antes de uma festa, por exemplo, as mulheres se cortavam e sangravam até o limite entre a vida e a morte. Depois disso, quando estavam com o pé na cova quase morrendo, saiam pra festa com a aparência pálida mórbida que só quem está a beira da morte poderia ter!

Outro truque estúpido na manga era beber algumas gotinhas de cianeto, que é um veneno terrível!

Nem é preciso dizer que, com esses métodos tão perigosos, muitas mulheres acabavam mesmo morrendo sem querer querendo... Assim como as mulheres se arriscam hoje na mesa de cirurgia, naquela época também, a beleza podia ter um preço muito alto, custando até sua própria vida...

Então nem é preciso dizer que ninguém, em nenhuma hipótese, deve tentar usar qualquer um desses métodos de beleza bizarros. E por isso temos que lembrar a famosa frase: "Não tentem isso em casa"!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários