Não estamos falando só do vovozinho dormindo no sofá não... Já imaginou uma cidade inteira que só dorme, praticamente o dia todo, ou até por vários dias seguidos?
Essa é precisamente a situação em Kalachi, que fica no noroeste do Cazaquistão. Já falamos desse país aqui em nosso site [Muito além do Borat: algumas incríveis curiosidades do Cazaquistão!], mas o Cazaquistão conseguiu surpreender o mundo mais uma vez!
A sonolência da cidade é tão grande, que seu nome se transformou em um termo técnico pra classificar esse fenômeno: “mal de Kalachi”! Os moradores locais não consigam evitar a sonolência e dormem por dias a fio, e quando estão acordados sofrem com tonturas e dificuldades para andar ou fazer qualquer tipo de atividade.
Foram muitos estudos pra tentar identificar as causas do problema, e mesmo assim, até hoje médicos e especialistas, não conseguem explicar o fenômeno.
Mas uma nova pesquisa surgiu, e dá algumas pistas: recentemente descobriu-se que pelo menos 60 pessoas carregavam um líquido em seus cérebros, e os cientistas supõem que ele deve ser o responsável pela sonolência aguda na cidade.
Mas qual a origem desse líquido no cérebro? Bem, os especialistas já descartaram a hipótese dele ter sido causado por um vírus, e a teoria mais aceita atualmente é que o problema se deve a uma amarga herança do tempo em que o país fazia parte da União Soviética: as antigas minas radioativas de urânio da cidade, que fazem Kalachi ter um nível de radiação 16 vezes maior que o normal.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Sera que nasci lá?
ResponderExcluirOs caras não querem é trabalhar, mesmo...
ResponderExcluir