Os 10 Cogumelos mais bizarros, alucinógenos e mortais do mundo


Cogumelos Top 10

É melhor você tomar muito cuidado antes de chegar perto de um cogumelo... Comer um deles ou tomar um chá pode ser fatal!

Os cogumelos podem ser um delicioso alimento, ou um veneno terrível, mas como diferenciá-los? Bem, infelizmente nem um micologista (especialista em fungos) poderia saber com certeza, afinal estima-se que apenas 5% das espécies estejam classificadas na literatura biológica...

E mesmo que um cogumelo se pareça muito com uma espécie comestível, é bom não arriscar, afinal um mesmo gênero pode ter espécies mortíferas, alucinógenas e comestíveis, que é o caso dos cogumelos do gênero Amanita!

Veja abaixo alguns exemplos dos mais estranhos cogumelos e você vai ver que as aparências podem enganar mesmo. E lembre-se: Nenhum cogumelo deve ser consumido indiscriminadamente, pois podem ser perigosos e até fatais!

10 - Cogumelo comestível - Amanita caesarea

Cogumelo comestível - Amanita caesarea
Mesmo sendo da mesma família dos cogumelos mais venenosos e alucinógenos do mundo, ele pode ser comido até mesmo cru, sem perigo de intoxicação.No Brasil ele não existe, mas faz muito sucesso nas cozinhas da Europa.




9 - Coprino Barbudo - Coprinus comatus

Coprino Barbudo - Coprinus comatus
Conhecido também como “juba desgrenhada”, ele é comestível e até bastante comum. Diferente da maioria das outras espécies de cogumelos, ele se dissolve dentro de poucas horas de armazenamento, por isso costuma-se consumi-lo logo após a colheita.

8 - Anil - Lactarius indigo

Lactarius indigo
Com sua coloração azul-prateada, ele tem esse nome porque expele um líquido leitoso azul quando cortado. Apesar de ser comestível e até popular na culinária mexicana, ele não é muito utilizado no resto do mundo, pois apresenta textura granulosa e sabor amargo.

7 - Cogumelo Barbudo - Erinaceus Hericium

Cogumelo Barbudo - Erinaceus Hericium
As aparências enganam mesmo! Esse cogumelo pode parecer terrível, mas é comestível e medicinal. Dentre seus vários benefícios já estudados , estão a proteção do sistema nervoso e o aumento da função imunológica. Em alguns países o seu extrato é vendido em comprimidos.

6 - Morchella - Morchella esculenta

Morchella esculenta
Ele é bem esquisito, mas é um dos cogumelos mais desejados no mundo da culinária, principalmente a francesa. Porém, assim como no caso do "cogumelo cerebro", nunca devem ser comidos crus: saber prepará-los é fundamental!

5 - Cogumelo Cérebro - Gyromitra esculenta

Cogumelo Cérebro - Gyromitra esculenta
Ele é muito feio mesmo, lembra até um cérebro humano, podendo alcançar 10 centímetros de altura e 15 de largura. Esse fungo é venenoso e pode ser até fatal se consumido cru, mas se cozido corretamente pode ser comestível e dizem que tem ótimo sabor, sendo um famoso petisco na Escandinávia. Como alguém teve coragem de comer isso da primeira vez, pra descobrir que era bom, nós também não sabemos...

4 - Cogumelo Sangrento - Hydnellum pecki

Cogumelo Sangrento - Hydnellum pecki
Você pode vê-lo como sangrento ou como um suculento sorvete com calda de morango ou um mousse, depende de você... mas o fato é que esse cogumelo não é comestível. Sua seiva brilhante com pigmento avermelhado contém propriedades anticoagulantes.

3 - Cogumelo Azul - Entoloma hochstetteri

Cogumelo Azul - Entoloma hochstetteri
Parece até algo saído do filme 'Avatar'! Não se sabe muito sobre ele, nem se ele pode ser fatal ou se é comestível. A espécie é tão famosa na Nova Zelândia que aparece nos selos e no dinheiro do país.

2- Cogumelo do Mario Bros - Amanita muscária

Cogumelo do Mario Bros - Amanita muscária
Se você costumava jogar Mario Bros deve ter reconhecido esse de cara. Mas se você tentar fazer como o personagem e comer um desses pode ficar "doidão" pra sempre! Um pedacinho de apenas 1 grama pode ter efeitos alucinógenos fortíssimos, que podem durar muitas horas. Apesar de ser um dos alucinógenos mais antigos da humanidade, o relato de mortes pelo seu uso é raro.

1 - Cicuta Verde - Amanita phalloides

Cicuta Verde - Amanita phalloides
Esse é simplesmente o cogumelo mais venenoso e fatal do mundo, sendo o responsável por 90% dos casos de envenenamento por cogumelos em todo o planeta. Na Europa é responsável por milhares de casos graves de intoxicação e mortes. Já foram várias as suas vítimas, inclusive o Papa Clemente VII, que morreu depois de comer um único cogumelinho desses. Mais recentemente, em 2012, turistas orientais na Austrália se intoxicaram, e dois deles morreram, com esses mesmos cogumelos que foram servidos na Ceia de Ano Novo por engano, confundidos com espécies comestíveis. Suas toxinas atacam o fígado e rins, provocando danos irreversíveis, mesmo antes do aparecimento dos primeiros sintomas. O único tratamento possível na maioria dos casos é um transplante de fígado! Calcula-se que apenas 50 gramas desse cogumelo sejam suficientes para provocar a morte de um ser humano adulto.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Muito bom cara, muito bom mesmo, espero que continue postando mais sobre plantas e seus venenos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que o cogumelo era muito mas muito perigoso leva até a morte

      Excluir
  2. Muito bom cara, muito bom mesmo, espero que continue postando mais sobre plantas e seus venenos.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom cara, tou loko pra comer esses cogumelos comestiveis ai kkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Amanita não te deixa alucinado pra sempre, olha a desinformação aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi só forma de expressão, porq o efeito dura várias horas, olha a interpletacao.

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk cogumelo do mario bros

      Excluir
  5. Se a pessoa tem tendência a desenvolver problemas psiquiátricos fica lokao pra sempre sim .... Meu irmão tomou um chá de cogumelo e tá na brisa ate hj ...isso já faz uns 6 anos

    ResponderExcluir
  6. eu estou estudando sobre eles e e bom saber isso

    ResponderExcluir
  7. eu estou fazendo um power point deles

    ResponderExcluir
  8. muito obrigada pela matéria! Estou escrevendo uma historia sobre cogumelos, isso ajuda pra caramba!

    ResponderExcluir
  9. sabe nem se o que esse cara ta falando é verdade pra tu inclementar no teu estudo, idiota

    ResponderExcluir
  10. Fodi me comi cogumelos venenosos orelanina o veneno ☠ destrui 80%dos meus rins

    ResponderExcluir
  11. eu já tomei muitas e muitas vezes aquele vermelho com tipo bolinhas brancas e fica horas mesmo alucinado, mas pra mim sempre me foram BOAS VIAGENS e nunca bad trip, mas cada um cada um , eu considero muito importante para evoluir a mente, descobrir percepções extra sensoriais, a gente descobre intuição por exemplo. Mas não saberia dizer se isto seria uma regra ou exceção.. poso falar por mim não pelos outros.

    ResponderExcluir
  12. Muito bom mesmo eu tinha encontrado um e pensei que era comestível vim pesquisar e era venenoso

    ResponderExcluir
  13. Galera, tenho um grupo de idenficação, estudos e pesquisas com cogumelos, quem quiser é só entrar no facebook e procurar por Projeto Azul - Cogumelos Mágicos, é o grupo que tem mais de 3 mil pessoas, lá você aprenderá sobre cogumelos, seus benefícios e seus perigos também!

    ResponderExcluir

Postar um comentário