Você já viu um alienígena? Esse impressionante animal é quase isso!


Choco - Cuttlefish - Multicollor

Se você já se perguntou como seria um alienígena, esse animal é um belo exemplo de como eles poderiam ser! É a experiência mais próxima possível que você vai conseguir (pelo menos até agora), de ter contato com um ser extraterrestre...

Choco - Cuttlefish

Não, ele não é um ET (ou pelo menos os cientistas juram que não...)! Mas, que ele se parece muito com um, ahh... isso se parece sim!

Ele é conhecido por vários nomes, como 'Choco', 'Siba' ou 'Sépia', e são moluscos marinhos. Assim como a Lula e o Polvo, que são seus parentes mais próximos, eles têm uma concha interna em forma de bico, que pode dilacerar qualquer animal, até caranguejos e animais muito resistentes. Além disso ele também possui uma bolsa de tinta, oito braços, dois tentáculos e são muito, muito inteligentes.

Choco - Cuttlefish

E se você achava que o Camaleão era o "rei dos disfarces", se enganou feio, pois os Chocos possuem uma capacidade de camuflagem muito superior: além de mudarem de cor como os camaleões, eles também mudam de forma alterando sua pele em segundos, formando protuberâncias que se parecem espinhos e tudo mais que você puder imaginar.




E vão muito além, conseguindo criar efeitos de luz impressionantes, dando a impressão que são recobertos com um painel de LED! Pra se ter uma ideia de como eles conseguem se camuflar, tente encontrá-lo na imagem abaixo:

Choco - Cuttlefish - Camouflage

Claro que sua pele não é feita de LEDs, e sim de células especiais, chamadas cromatóforos, que permitem que eles mudem de cor e formem desenhos e padrões dos mais diversos.

E todo esse talento com a camuflagem é essencial, já que esse animal captura suas presas enganando-as, ao  mudar de cor e forma para se camuflar. E se tudo isso falhar, ele ainda tem uma "arma secreta": o Choco hipnotiza sua presa, piscando e brilhando com padrões psicodélicos para atordoá-la, e depois a abocanha em milésimos de segundos!

Além disso, sua camuflagem espetacular também é muito útil pra se proteger, pois ele pode simplesmente se tornar invisível, se disfarçando de quase qualquer coisa!


Chocos habitam as águas rasas (mas podem mergulhar a profundidades de cerca de 600 mts), e são encontrados em vários locais: nas costas Leste e Sul da Ásia, na Europa Ocidental, no Mediterrâneo, bem como em toda a linha costeira da África e Austrália, mas infelizmente não temos nenhuma espécie nas Américas.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários