Existem Castelos no Brasil?


Existem Castelos no Brasil?

-"Existem castelos no Brasil?" Essa pergunta pode até ser muito simples, mas sua resposta é bastante complicada...

Por isso, para dar uma resposta bem precisa, precisamos apelar a uma palavra que representa bem a situação: "depende!". Mas não se preocupe, a pergunta será respondida, e conforme veremos a seguir, os detalhes sobre castelos podem confundir qualquer especialista.

Parece, mas não é!

Castelo Itaipava
Castelo de Itaipava.
Construído em 1920 para servir de residência ao Barão J. Smith de Vasconcellos

Várias construções brasileiras que são chamadas de "castelos", não são castelos de verdade. Castelos eram projetados com foco na defesa, e em geral não davam nenhuma prioridade ao conforto de seus moradores.

Castelo São João - Recife
Castelo São João. Funciona como um museu.
Construído em 1996 para abrigar a coleção de armas medievais de Ricardo Brennand.

Esses "castelos" são na realidade casas, mansões ou palácios, pois não foram construídos com propósitos militares ou de defesa, e só se diferenciam na questão do luxo ou conforto: casas são moradias simples, mansões são moradias luxuosas e palácios são moradias ou prédios muito luxuosos, dedicados a ostentação e enaltecimento do poder..




Não parece, mas é!

Forte São João - Bertioga - Sp
Forte São João, em Bertioga, SP

Nossos verdadeiros castelos seriam aquelas construções que chamamos de 'fortes' ou 'fortalezas', essas sim, construídas para a defesa estratégica. Mas aí também têm um problema: elas não se parecem muito com um castelo tradicional...

O X da questão

Castelos defasados na Europa depois da artilharia pesada
Batalhas medievais com artilharia pesada

Na época da colonização do Brasil, os castelos na Europa já estavam defasados devido ao uso da pólvora, que possibilitou armas de fogo e canhões, fazendo com que essas fortificações já não fossem tão impenetráveis como no passado.

Forte São João - Bertioga - SP - Colonização do Brasil
Forte São João na época da colonização

E mesmo aqui, onde os métodos de defesa dos castelos europeus ainda poderiam ser muito eficientes contra os nossos nativos (que não conheciam a pólvora e usavam flechas), nenhuma construção que se parecesse com um genuíno castelo foi erguida, afinal era muito mais prático e econômico para os colonizadores construir apenas pequenas fortificações, que já cumpriam bem seu papel defensivo.

Afinal, o que temos no Brasil?

É complicado (e nós avisamos isso lá no inicio!): nós temos os "castelos de mentirinha" que se parecem com castelos de verdade. E temos os castelos de verdade que não se parecem com castelos...

Existem castelos no Brasil?

Mas para não ficar sem uma definição, seria correto afirmar que o Brasil tem castelos sim! Eles apenas não se parecem muito com castelos, mas serviram realmente como construções defensivas, e tinham resistência estrutural para suportar ataques: Nossos castelos de verdade são nossos fortes e fortalezas.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Tem deputado federal que tem dois e de pequenos eles não tem nada ...

    ResponderExcluir
  2. Segue link de um castelo no Brasil !!

    http://www.lauromuller.sc.gov.br/turismo/item/detalhe/10202

    ResponderExcluir

Postar um comentário