10 curiosidades sobre o periquito


10 curiosidades sobre o periquito

O periquito é um dos PETs mais populares, e mesmo assim, é bem difícil encontrar informações sobre eles, seja em livros, ou mesmo na internet...

Por isso preparamos uma matéria especial, com todos os detalhes que você poderia imaginar. Mas vamos "começar do começo", com as informações básicas:
  • Reino: Animalia
  • Filo: Chordata
  • Classe: Aves
  • Ordem: Psittaciformes
  • Família: Psittacidae
  • Género: Melopsittacus
  • Espécie: M. undulatus
  • Outros nomes: Periquito-comum e Periquito-australiano
10 Curiosidades sobre o Periquito

Para quem tem (ou pretende ter) um periquito em casa, nada melhor do que conhecer melhor seu amiguinho de penas, por isso preparamos essa matéria especial com 10 curiosidades sobre o periquito:

1 - Origem

Periquito - Origem
Embora eles já sejam considerados praticamente brasileiros, os periquitos são originários da Austrália. Lá eles são simplesmente "passarinhos normais", encontrados em todo lugar, tão comuns quanto os pardais por aqui!




2 - Cores exuberantes

Periquito - Cores exuberantes
Curiosamente, a cor "original" dos periquitos encontrados na natureza é o verde. As outras cores que conhecemos são mutações, que foram ocorrendo depois das criações em cativeiro.

3 - Hábitos de grupo

Periquito - Hábitos de Grupos
Se você pretende ter, ou já tem um periquito, saiba que ele vive melhor em bandos.Então essa é uma das melhores aves para viveiros comunitários, com muitas aves. São extremamente brincalhões, tagarelas e gostam de fazer barulho para chamar a atenção.

4 - Periquito pode falar?

Periquito - Periquitos fala
Sim, é possível ensinar um periquito a falar, mas eles precisam de muito tempo e atenção para chegarem nesse ponto. Se você quer um periquito tagarela, vai ter que se esforçar bastante, falando com ele por muito tempo sem ter resposta e sem desanimar!

5 - Periquito Macho ou Fêmea?

Periquito - reprodução
Tentar olhar as partes íntimas dos bichinhos não vai ajudar nada... Na verdade existe uma forma muito fácil de identificar se o periquito é macho ou fêmea: basta olhar para a coloração na região de suas narinas, que nos machos é azul, e nas fêmeas é mais rosada.

6 - Banho do periquito

Periquito - Banho
Periquitos gostam muito de tomar banho, principalmente no Verão, por isso não pode faltar na gaiola uma banheira com água fresca e limpa. E nem precisa gastar muito dinheiro, afinal uma tampinha de pote de maionese já é o bastante!

7 - Alimentação (cuidado com os agrotóxicos!)

Periquito - Alimentação
A alimentação dos periquitos é muito simples, já que você consegue encontrar as misturas prontas praticamente em qualquer loja de animais. E se a sua ideia é fazer uma criação, saiba que vai precisar de suplementos vitamínicos, que assim como o alimento normal, também são encontrados com muita facilidade em lojas especializadas. Outros alimentos indicados são legumes frescos e frutas, mas cuidado, periquitos são aves pequenas e sensíveis, por isso nunca se esqueça de lavar bem os alimentos em água corrente antes de serem servidos, para se evitar qualquer problema com agrotóxicos.

8 - Gastando o bico

Periquito - Gastar o bico
Para os periquitos é essencial "gastarem o bico", por isso uma pedra de cálcio é obrigatória. Seu periquito precisa dela em tempo integral! Mas não é recomendável improvisar com algum outro material áspero, pois isso pode comprometer a saúde do seu bichinho!

9- Como tratar a "Sarna do periquito"?

Periquito - Como tratar Sarna de Periquito
O nome científico da doença é 'Cnemidocoptes pilae', e ela normalmente afeta a região em torno do bico e as pernas da ave, podendo causar deformações permanentes. Os tratamentos recomendados por veterinários geralmente são as pomadas a base de carbonato de potássio e sulfureto de potássio, como a pomada 'Dolemil', por exemplo, que são facilmente encontradas em lojas de produtos veterinários. Outra dica importante é que essa doença pode se espalhar, então ao passar a pomada, sempre use um algodão diferente, para não contaminar outras pates do pássaro. Mas não se esqueça: em caso de qualquer doença, é sempre recomendável procurar um veterinário!

10 - Reprodução dos periquitos

Periquito - Periquito Macho ou Fêmea
Fazer uma criação de periquitos é relativamente simples: basta um periquito macho de qualquer idade, uma fêmea jovem e uma caixa-ninho na gaiola. A melhor época para a procriação do periquito é o início da Primavera.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Tenho um casal e três filhotinhos e a fêmea fugiu e possível que ela volte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possível, pois os periquitos são muito apegados aos seus parceiros, tanto as fêmeas quanto os machos. Há uma chance sim dela retornar, principalmente se ouvir o piado dele.

      Boa sorte José Francisco!

      Excluir
  2. Qual os tipo de fruta que eles podem comer

    ResponderExcluir
  3. Oi eu achei um periquito que estava na frente da minha casa. Eu não sei cuidar quero saber como devo cuidar o que eles comem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles comem várias coisas a principal são as sementes facilmente encontradas em mercados, veterinários, etc. Eu dou banana, maçãs, milho verde, espinafre picado, e outras coisas. Sempre lave as frutas, legumes e verduras antes de dar para ele ou ela. E !nunca! NUNCA de abacate pode causar danos muito fortes no seu pássaro e até parada cardíaca. A água sugiro dar num bebedor que deve ser todo dia trocado a água para evitar contaminação com germes podendo causar verminose que pode levar a morte. Cuide seu pote de comida deixe sempre limpo e veja se têm sementes porque essas aves deixam as cascas nele. Isso é o básico pesquise um pouco e irá encontras mais informações. Boa sorte.

      Excluir
    2. É só dá sementes de girassol eles amam. Não precisava esse texto todo.

      Excluir
    3. Só com semente de girassol vai ficar obeso.

      Excluir
    4. Só com semente de girassol vai ficar obeso.

      Excluir
  4. eu tenho um periquito. bem eu alimento ele com farinha de milho (cuzcuz) pode??

    ResponderExcluir
  5. Meu periquito botou um ovo sem ter um macho e agora está com um algo para fora parecendo uma hemorróidas com um pouco de sangue.
    Não sei o que faço.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde tem um email para mandar fotos, tenho dúvidas em relação ao meu casal de periquitos,se a fêmea é mesmo fêmea?

    ResponderExcluir
  7. tenho um perequito quenão tem o entorno do bico azul com todos os outros machos o mantivi por bom tempo junto com outro macho pensando que fosse femia como nao acazalarão coloquei outra femea na gaiola e ele acazalou com ela isso é normal

    ResponderExcluir
  8. Sou contra manter aves presas em gaiolas. O que se pode fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu Eu em casa tenho um tipo de gaiola só que se chama cocha é todo aberto pesquise e ver se acha.
      Eu também sou contra só que uma gaiola a noite é bem melhor, eu perdi o meu periquito na chocha a noite pois ele se assustou com um gato que tinha entrado em casa pela janela de um quarto.

      Excluir
    2. aqui em casa tem tela mosquiteira em todas as janelas que acabou servindo para previnir as fugas, o que é ótimo pq agora eu não preciso ficar cortando as asinhas deles.
      eles tem a gaiolinha deles (inha mesmo, pq uso ela só em duas ocasioes, 1- visitas (q eles podem se assustar e se machucar, entao eu prendo eles), 2- transporte.
      no geral ela fica aberta o tempo todo, e curiosamente eles acabam passando quase 80% do tempo nela, e tem todo um playground para eles com agua e raçao a rodo...e as vezes eles dão alguns voos pela casa

      Excluir
  9. Tenho um periquito australiano , ele surgiu na loja de uma amiga, veio andando e trouxe porque eu tinha de gaiola de passarinho agora é ele , como eu faço tratar ele , já comprei a ração , vitamina já está comendo , mas as vezes para comer um pouco e mas ele fica no chão e dorme .

    ResponderExcluir
  10. No Brasil é permitido este tipo de pássaro EM cativeiro

    ResponderExcluir
  11. Meu marido herdou um casal de periquitos. Mas o macho fugiu,e a fêmea está só a alguns meses. Como fazer pra ela se acostumar com o macho de novo?

    ResponderExcluir
  12. Tenho um Ring Neck e uma calopsita, posso colocar um casal de periquito junto a eles?

    ResponderExcluir
  13. Não sei como amansar os periquitos, meu pai achou dois perdidos na rua, e estão comigo desde janeiro, mas eles ainda são muito ariscos...não deixam chegar perto,o que eu faço para acostumarem?

    ResponderExcluir

Postar um comentário