10 incríveis curiosidades sobre a Lua que você nunca imaginou


10 incríveis curiosidades sobre a Lua que você nunca imaginou

Se você acha que já sabia tudo sobre a Lua, e que não poderia haver mais mistérios sobre a nossa companheira celestial, se enganou! Já são várias novas descobertas, divulgadas em diversos meios, como a CNN, Discovery Networks, National Geographic, etc.

Reunimos uma lista das curiosidades mais incríveis sobre a Lua, daquelas que você jamais poderia imaginar, e mal vai poder acreditar!

10 - Filha de mãe solteira?

Teoria da Formação da Lua
A teoria mais aceita até então afirmava que a Lua teria sua origem em uma colisão cataclísmica entre a Terra e um objeto do tamanho de Marte, chamado Theia, há 4,5 bilhões de anos. Ou seja, a Terra seria a "mãe da Lua" e Theia o "pai". Mas análises químicas de amostras lunares trazidas pela missão Apollo, na década de 1970, indicou que a Lua é feita de materiais que vieram apenas da Terra, descartando a "paternidade" de Theia.



09 - Mais jovem

Lua pode ter se formado bem depois do que se achava
A Lua pode simplesmente ter rejuvenescido 100 milhões de anos, isso porque novos estudos de uma rocha trazida à Terra pela missão Apollo 16, em 1972, revelou que o satélite pode ter se formado mais tarde do que se pensava. Mesmo assim as dúvidas permanecem e novos estudos ainda são necessários, já que as amostras podem não ter vindo da parte mais antiga da crosta da Lua.

08 - A face oculta: irmã menor engolida?

Faces da lua - Lado visível e lado oculto
Essa teoria poderia explicar as diferenças entre as duas faces da Lua: a face clara, voltada para a Terra (que tem uma superfície relativamente suave e plana), e a escura (que não vemos da Terra, e tem montanhas que chegam a 3.000 metros de altura e profundas crateras). Essa hipótese, ainda não confirmada, cogita que a Terra poderia ter duas luas em sua órbita a bilhões de anos atrás. A irmã menor teria sido "engolida" pela Lua após uma colisão.

07 - Base no gelo lunar

Gelo na Lua
Após analisar imagens da Lua obtidas pela sonda 'Lunar Reconnaissence Orbiter', da NASA, alguns pesquisadores notaram um intenso brilho dentro de uma cratera, e consideram que pode existir gelo na superfície da cratera Shackleton, próxima ao polo sul da Lua. Pesquisadores da NASA se juntaram a pesquisa e reforçaram a hipótese. Se tudo for confirmado, a cratera Shackleton é considerada uma forte candidata à sediar uma base lunar no futuro.

06 - Fazenda espacial

Fazendas na Lua
A China tem ambiciosos planos pra Lua, como por exemplo, uma missão tripulada com o objetivo de cultivar legumes no solo lunar. Experiências realizadas em Pequim, com quatro tipos de vegetais crescendo em uma cabine de 300 metros cúbicos, indicam que seria possível os astronautas produzirem suas próprias reservas de ar, água e alimentos durante as missões. Segundo a agência espacial chinesa, o sistema construído em 2011, utiliza plantas e algas e poderia ser empregado em futuras bases na Lua e até em Marte.

05 - Mistério da aurora

Auroras Lunares - Esboços de Eugene Cernan
Esboços de Eugene Cernan
Esse é um mistério lunar que já dura mais de 40 anos: na última expedição tripulada à Lua, a missão Apollo 17 identificou um brilho no horizonte lunar que era muito parecido com uma aurora boreal. O fenômeno foi registrado no caderno de Eugene Cernan, comandante da missão, e surpreendeu os cientistas, pois a Lua não tem uma atmosfera espessa o suficiente para gerar auroras. Uma teoria para explicar o misterioso fenômeno seria o efeito da poeira lunar eletricamente carregada, em suspensão na fina atmosfera, mas isso ainda não foi confirmado.

04 - Mesma água

Água encontrada na Lua
Pesquisas recentes afirmam que a água da Lua e da Terra têm a mesma origem: ambas teriam sido trazidas 100 milhões de anos após a formação do Sistema Solar, por pequenos meteoritos chamados condritos carbonácios, Os cientistas chegaram a essa conclusão depois de analisar a composição química de rochas lunares coletadas na década de 1970, durante as missões Apollo 15 e 17.

03 - Encolhendo

Lua encolhendo
Devido ao resfriamento de seu núcleo, a crosta da Lua estaria encolhendo desde sua formação. Segundo alguns estudos, a distância entre o núcleo do satélite e sua superfície diminuiu aproximadamente 91 metros, o equivalente ao comprimento de um campo de futebol. Imagens da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter também indicam que, em algumas regiões, a crosta da Lua estaria se partindo.

02 - Lua azul

Lua Azul
A Lua Azul ocorre a cada dois anos e sete meses, e seria simplesmente uma segunda Lua Cheia em um mesmo mês. Isso acontece devido a falta de sincronia entre o calendário lunar e o calendário gregoriano usado na maior parte do mundo. O calendário de fases da Lua dura 29,5 dias, o gregoriano tem meses de 30 ou 31 dias (com exceção de fevereiro). Essa diferença de dias provoca o fenômeno chamado de "Lua Azul", que não tem nada a ver com a cor do satélite, e também não é considerado um evento astronômico.

01 - Lua de Sangue

Lua de Sangue
Esse impressionante evento é cercado de mitos e mistérios, desde um sinal apocalíptico até místicos prenúncios de acontecimentos futuros (quase sempre catastróficos)... Para a ciência, o fenômeno da cor avermelhada na Lua se deve aos raios de Sol que iluminam o satélite, e que depois de passar pela atmosfera da Terra, chega aos nossos olhos com menos luz azul e mais luz vermelha. As coincidências da "Lua de Sangue", com datas religiosas, também não teriam nenhum mistério, e segundo os cientistas, seriam explicadas por um simples fato: desde os primórdios, boa parte das religiões e crenças usavam a Lua como marcos cíclicos e de eventos festivos, e por essa razão os eclipses eventualmente coincidem com essas datas.

Bônus: Naufrágio do Titanic

Lua causou o desastre do Titanic ?
Até o naufrágio do Titanic teria sido culpa da Lua? Segundo novas pesquisas, sim! Astrônomos confirmaram um raro evento cósmico, conhecido como o maior perigeu da Lua dos últimos 1.400 anos! Perigeu é quando a Lua está no ponto mais próximo com a Terra. O fato é que 3 meses antes do famoso acidente do Titanic, a Lua fez a sua maior aproximação com a Terra dos últimos 1.400 anos, e por isso, muitos icebergs teriam se desprendido, e acabaram entrando na rota do transatlântico [confira nossa matéria especial sobre a Lua e o naufrágio do Titanic]. Segundo os cientistas, a atração gravitacional gerada pelo fenômeno teria produzido marés altíssimas em 1912, desencalhando icebergs da Groenlândia, que acabaram sendo arrastados na direção sul pelas correntes oceânicas, até chegarem à rota de navegação do Titanic.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Respostas
    1. Olá William! Ficamos muito felizes que você tenha gostado da nossa matéria. Muito obrigado pelo seu comentário, que é um incentivo a mais para a equipe do Curto e Curioso!

      Excluir
  2. Muito boa a matéria pessoal, adorei, só gostaria de dizer para ajudar o site que ao abrir algumas imagens das matérias a barra lateral que tem os mais lidos e a propaganda estão se sobrepondo as imagens ficando difícil ler as inscrições e até a própria imagem, teste no firefox e no chrome e ocorre o mesmo problema, obrigado

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante a matéria!
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário