'Aniversário de Cheryl': finalmente revelada a solução do desafio matemático


Revelada a resposta do problema matemático do aniversário de Cherryl

Um problema matemático que se tornou viral na internet, e não foi por acaso, já que provavelmente você nunca viu uma questão de matemática se tornar tão popular...

Na verdade tudo funciona mais como um enigma de lógica, que apareceu na competição Sasmo (sigla da Olimpíada de Matemática de Cingapura e de Escolas Asiáticas). E se você ainda não tinha visto isso nas redes sociais, aí vai o problema:

Problema de Matemática - Aniversário de Cheryl.jpg

O problema do aniversário de Cherryl
  • Alberto e Bernard acabam de conhecer Cheryl e querem saber qual é a data do aniversário dela. Cheryl dá a eles uma lista com 10 datas possíveis:
  • 15 de maio, 16 de maio, 19 de maio, 17 de junho, 18 de junho, 14 julho 16 de julho, 14 de agosto, 15 de agosto, 17 de agosto;
  • Cheryl conta então, para Albert, o mês e, para Bernard, o dia.
  • Albert: "Não sei quando é o aniversário de Cheryl, mas sei que Bernard também não sabe."
  • Bernard: "A princípio não sabia quando era o aniversário de Cheryl, mas agora já sei."
  • Albert: "Então eu também sei quando é o aniversário dela."
  • Então quando é o aniversário de Cheryl?




Parece difícil? Bem, para esse humilde redator que vos escreve, pareceu mesmo... O problema de matemática feito para adolescentes de Cingapura se tornou tão viral, que um programa de TV local até providenciou uma entrevista com um professor, com o objetivo de esclarecer o público. E nós temos a resposta! Então essa é sua última chance de resolver o problema sozinho...

Homer stupid

Mas se você já queimou todos seus neurônios e desistiu de solucionar a questão (ou mesmo se você nem ao menos tentou solucioná-lo) agora você pode ver a resposta, vamos lá:

Então, quando é o aniversário de Cheryl?
  • A primeira coisa importante é reparar que Albert sabe o mês e Bernard o dia.
  • De acordo com a primeira afirmação de Albert no diálogo, sabemos que ele tem certeza que Bernard não sabe quando é o aniversário.
  • Agora vamos às opções que Cherryl deu (15 de maio, 16 de maio, 19 de maio, 17 de junho, 18 de junho, 14 julho 16 de julho, 14 de agosto, 15 de agosto, 17 de agosto). Se Bernard não sabe quando é o aniversário, podemos descartar os meses de maio, pois Bernard sabe o dia, e os únicos números que não se repetem nas datas possíveis são o 19 e o 18,  e se alguns desses números fosse a data certa, Bernard já teria a resposta, e Albert disse ter certeza de que Bernard não sabe.
  • Para que Albert tenha certeza que Bernard não sabe quando é o aniversário, a data não pode ser nem maio nem junho. Nesses meses estão os números que não se repetem na lista de datas possíveis: 18 e 19.
  • Para que Albert tenha certeza de que Bernard não sabe a data do aniversário, os meses não poderiam ser nem maio nem junho.
  • Com a primeira afirmação de Albert, Bernard já sabe que maio e junho estão descartados. Mas no diálogo, Bernard diz que agora sabe a data do aniversário, e isso nos permite descartar qualquer data que tenha o dia 14, pois o número aparece duas vezes: em julho e agosto. 
  • Como Bernard só sabia o número, se ele fosse mesmo dia 14, Bernard não poderia saber a resposta final. Assim, após se descartar essas opções, as únicas datas ainda possíveis são 16 de julho, 15 de agosto e 17 de agosto.
  • Albert diz em sua última afirmação que se Bernard sabe, então ele também sabe. Se Cheryl disse a Albert o mês correto, esse então deve ser julho, pois se fosse agosto, Albert não poderia saber com certeza, pois ficaria em dúvida entre os dias 15 e 17.
  • Então, a resposta certa é 16 de julho!
Homer Uhuu

Achou fácil?! Então você é um gênio, pois nós achamos muito difícil... De qualquer maneira, agora você já pode surpreender seus colegas e amigos mostrando que você é um aluno de matemática nota 10!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários