A 500 anos atrás, ser chamado de 'Anta' era um elogio para os nativos brasileiros, exatamente o oposto de seu significado pejorativo de hoje em dia!
A anta era, e ainda é, um animal considerado sagrado pelos nativos por várias razões:
- Por ser um animal extremamente inteligente, e sua grande quantidade de neurônios foi recentemente constatada cientificamente;
- É o maior mamífero terrestre da América do Sul;
- É a jardineira de nossas florestas, sendo uma das melhores dispersoras de sementes, contribuindo na formação e manutenção da biodiversidade da Amazônia, do Pantanal , do Cerrado e da Mata Atlântica,
- Abre trilhas e caminhos na mata, que eram usadas pelos nativos, e muitas estradas brasileiras surgiram através dos caminhos criados pelas antas.
A anta era tão importante, que até a nossa Via Láctea era conhecida pelos nativos como "caminho da anta", conforme mostra uma matéria do site Galeria do Meteorito.
Por que chamar alguém de anta é pejorativo hoje em dia? Bem, simplificando, é mais ou menos o seguinte: na época da colonização, as pessoas perceberam o valor desse animal para os nativos, e usaram isso como mais um método da "desconstrução cultural" que já vinha acontecendo de várias formas, inclusive com a catequização dos índios. Sendo considerados seres inferiores e até desprovidos de alma pelos colonizadores, seu animal sagrado se tornou um símbolo da crença nativa, e o nome do animal começou a ser usado pejorativamente, pra desmerecer a crença e cultura dos nativos considerados inferiores.
Depois de séculos chamando as pessoas consideradas inferiores de "anta", o costume "pegou", e isso continua até hoje. Já existem até movimentos de entidades defensoras dos animais, como a 'IUCN' (International Union for Conservation of Nature, ou União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês) tentando reverter essa história, que inclusive atrapalha a preservação desse importante animal.
O desmatamento, a fragmentação do habitat, a competição com animais domésticos, a caça ilegal e os atropelamentos em rodovias continuam diminuindo a população de antas. Com um pouco de conscientização podemos evitar seu declínio, e a injusta conotação pejorativa associada a esses importantes e inteligentes animais.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
muito interssante obrigada utilizei num trabalho esacolar
ResponderExcluirestou fazendo uma pesquisa e preciso dos dados bibliográficos do seu texto, seria possível me arrumar? Obrigado!
ResponderExcluirMuito interessante, eu não conhecia
ResponderExcluir