'Anta' era um elogio! Por que ser chamado de 'anta' virou xingamento?


'Anta' era um elogio! Por que ser chamado de 'anta' virou xingamento

A 500 anos atrás, ser chamado de 'Anta' era um elogio para os nativos brasileiros, exatamente o oposto de seu significado pejorativo de hoje em dia!

Ser chamado de 'Anta' já foi um elogio, você sabe por quê?

A anta era, e ainda é, um animal considerado sagrado pelos nativos por várias razões:
  • Por ser um animal extremamente inteligente, e sua grande quantidade de neurônios foi recentemente constatada cientificamente;
  • É o maior mamífero terrestre da América do Sul;
  • É a jardineira de nossas florestas, sendo uma das melhores dispersoras de sementes, contribuindo na formação e manutenção da biodiversidade da Amazônia, do Pantanal , do Cerrado e da Mata Atlântica,
  • Abre trilhas e caminhos na mata, que eram usadas pelos nativos, e muitas estradas brasileiras surgiram através dos caminhos criados pelas antas.
Anta

A anta era tão importante, que até a nossa Via Láctea era conhecida pelos nativos como "caminho da anta", conforme mostra uma matéria do site Galeria do Meteorito.






Por que chamar alguém de anta é pejorativo hoje em dia? 

Bem, simplificando, é mais ou menos o seguinte: na época da colonização, as pessoas perceberam o valor desse animal para os nativos, e usaram isso como mais um método da "desconstrução cultural" que já vinha acontecendo de várias formas, inclusive com a catequização dos índios. Sendo considerados seres inferiores e até desprovidos de alma pelos colonizadores, seu animal sagrado se tornou um símbolo da crença nativa, e o nome do animal começou a ser usado pejorativamente, pra desmerecer a crença e cultura dos nativos considerados inferiores.


Depois de séculos chamando as pessoas consideradas inferiores de "anta", o costume "pegou", e isso continua até hoje. Já existem até movimentos de entidades defensoras dos animais, como a 'IUCN' (International Union for Conservation of Nature, ou União Internacional para a Conservação da Natureza, na sigla em inglês) tentando reverter essa história, que inclusive atrapalha a preservação desse importante animal.
Troféu Anta
Para chamar a atenção para o problema, já foi criado o Dia Mundial da Anta (27 de abril), e superando as piadinhas óbvias, a data almeja conservar as espécies de antas encontradas no planeta.

O desmatamento, a fragmentação do habitat, a competição com animais domésticos, a caça ilegal e os atropelamentos em rodovias continuam diminuindo a população de antas. Com um pouco de conscientização podemos evitar seu declínio, e a injusta conotação pejorativa associada a esses importantes e inteligentes animais.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. muito interssante obrigada utilizei num trabalho esacolar

    ResponderExcluir
  2. estou fazendo uma pesquisa e preciso dos dados bibliográficos do seu texto, seria possível me arrumar? Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, eu não conhecia

    ResponderExcluir

Postar um comentário