Escadas Escher: Esse vídeo intrigou o mundo, e foi finalmente desvendado!


Escadas Scherian: Esse vídeo intrigou o mundo, e foi finalmente desvendado!

'Escadaria Escheriana' ou em inglês 'Escherian staiwell' já té se tornou um termo conhecido, devido ao grande sucesso do vídeo que intrigou o mundo.

O 'efeito Escher' é um termo usado pra se designar um tipo de ilusão de ótica que representa um ciclo infinito.

São aquelas intrigantes imagens surreais que vemos na internet, de uma escadaria que sobe e se conecta novamente com o início da subida, ou outros que mostram uma espécie de cachoeira que flui em um determinado caminho e deságua em si mesma, por exemplo.

Efeito scherian.jpg

O termo 'escher' se deve a Maurits Cornelis Escher (Leeuwarden, 17 de Junho de 1898 - Hilversum, 27 de Março de 1972), que foi um artista gráfico holandês conhecido pelas suas xilogravuras, litografias que representavam construções impossíveis, com preenchimento regular do plano.




Ate aí tudo bem, afinal até então eram apenas desenhos com ilusões de ótica incríveis e intrigantes. Porém, mais recentemente apareceram alguns vídeos na internet alegando que o efeito "escheriano" seria real, e que existiria pelo menos uma escadaria, que teria sido construída pelo arquiteto filipino Rafael Aboganda, que reproduzia essa ilusão na vida real.

O vídeo mostrava tudo como se fosse uma experiência com pessoas reais, que foram conhecer a escadaria e se impressionavam:


Realmente o vídeo é surpreendente e bastante convincente, e intrigou o mundo. Tanto que nós do 'Curto e Curioso' nos dedicamos a uma verdadeira pesquisa, bem a moda 'Caçadores de Mitos', pra tentarmos entender o que era esse vídeo afinal. E finalmente descobrimos!

Infelizmente não existe uma escadaria assim de verdade... o vídeo era apenas um projeto universitário, que tinha como intenção principal estimular a pensamento científico, utilizando mitos urbanos, para captura a atenção dos estudantes do RIT (Rochester Institute of Technology) em Nova York.

Quanto ao intrigante efeito "escheriano", especialistas afirmam que o vídeo foi produzido filmando-se a pessoa com duas câmeras, posicionadas uma em cada andar (no 1º e 2º andares, por exemplo), capturando a pessoa desses dois pontos de vista diferentes. Uma câmera filma a pessoa indo, e a outra filma a pessoa vindo, chegando ao andar de cima. Depois é só dividir a tela ao meio, e com a imagem de cada câmera lado a lado, se tem esse efeito muito convincente, que a pessoa está subindo e logo surge no lance de baixo, chegando ao mesmo lugar de onde acabara de sair!

Scherian effect explanation

Como você pôde perceber, esse "efeito especial" nem é tão difícil assim de produzir, mas temos que reconhecer que, no caso deste que se tornou viral na internet, tudo foi feito com muita maestria. E agora que você já sabe o segredo, pode até fazer um vídeo seu. Quem sabe você não descobre seu talento oculto e se torna diretor cinematográfico no futuro?  




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. se a camera só ficasse parada, tudo bem, mas e nos momentos q a camera segue o personagem?

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o segredo esta no projeto da escada

    ResponderExcluir

Postar um comentário