Esse caso se tornou viral no mundo todo, afinal ninguém entendeu qual o motivo dessa bizarra imagem: uma casa perdida bem no meio de uma grande auto-estrada...
Isso aconteceu em 2012, na província de Zhejiang, na China, quando um pequeno prédio ficou bem no meio de uma estrada recém-construída em Wenling, e o motivo não poderia ser mais simples: um casal de idosos se recusou a assinar um acordo de desapropriação pra permitir a demolição da residência, que ficava bem no meio do projeto da grande auto-estrada.
Eles afirmaram que a compensação oferecida pelo governo não era suficiente para cobrir os custos de compra ou de construção de uma nova casa, e além disso eles não estavam dispostos a deixar o local onde viveram por tantos anos sem (no mínimo) receber um valor justo por isso.
O caso correu o mundo, mas depois foi esquecido pela maior parte da mídia, e quase todo mundo ficou sem saber que fim levou essa história...
Mas nós corremos atrás da informação e descobrimos o que aconteceu! Porém o caso não acabou de forma mito vantajosa para os pobres idosos. Eles não conseguiram renegociar o valor, acabaram aceitando a proposta original do governo, que ofereceu menos da metade do valor real da propriedade...
Segundo a imprensa chinesa, a casa estava avaliada em torno dos R$300 mil, mas o casal de idosos acabou aceitando vender a casa por "livre e espontânea vontade", pelo valor de 260.000 Yuan, ou algo em torno de R$ 130 mil... E o governo não perdeu tempo, demolindo a casa alguns dias depois.
Segundo a imprensa internacional, casos assim são cada vez mais comuns na China, onde a terra é estatal, e os proprietários podem ser removidos sem muita burocracia, e compensados com valores irrisórios, que não representam o real valor da propriedade.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Os idiotas que defendem o comunismo certamente são os que não vivem nele.
ResponderExcluirAqui no Brasil capitalista não existe isso né??? E desde quando uma nação que tem todas as maiores multinacionais instaladas em seu território pode ser comunista??
ExcluirVai estudar.
ExcluirAqui voçe tambem e indenisado com um valor irrisorio e tem que lutar na justiça para receber essa indenisaçao.
ResponderExcluirAinda tem gente que nao ve que ja somos comunistas desde a constituiçao de 88.
concordo contigo Ivo .
ExcluirSe alguém acha que indenização irrisória é coisa do comunismo, espere o governo seja lá de que esfera for precise de sua residência e verás o valor que te indenizarão. É só ver o valor do seu imóvel no carnê de IPTU. Sim, é aquela valor mesmo que vão te pagar em caso de desapropriação de seu imóvel.
ResponderExcluirisso ocorre aqui ...moro numa rua onde 2 prédios foram desapropriados para a construção das estações da futura linha amarela...do metrô..isso em São Paulo, capital....
ResponderExcluirisso por não sermos COMUNISTAS(eu acho esse país uma melancia ...verde por fora e vermelha por dentro). VCS ACHAM QUE O VALOR PAGO PELO CONSÓRCIO/GOV. DO EST. PELOS IMÓVEIS ...FOI O VALOR REAL...FOI O CARALHO...
Engraçado que quando estavam pagando um valor de IPTU menor do que o devido, ninguém estava reclamando ...
ResponderExcluirO valor da indenização ou do IPTU são secundários. O mais importante é viver num país em que o Estado onisciente e paira sobre a consciência dos reles cidadãos e tem condições de dizer o que é bom ou ruim para eles, o que podem fazer ou não, ler ou não: cidadãos castrados na sua essência, que é a liberdade de consciência.
ExcluirAlém de ser perverso na concepção, a história provou o quanto pode ser opressor e sanguinário na prática.
Que tipo de pessoa acredita que existem santinhos e vilões? Que basta colocar os bonzinhos no lugar dos maus, concentrando poder nas mãos dos primeiros e tudo se resolverá? Boas intenções, o inferno está cheio! Vocês são como crianças mimadas cheias de certezas quanto de ignorância. Estão apoiando verdadeiros psicopatas que tiram proveito dessa utopia que vem implantando na sociedade desde os anos 60. Vocês não sabem a origem e intenções das ideias que vocês acreditam, mas eu sei, muitos já sabem.
nossa, até parece o Brasil!
ResponderExcluir