Será verdade? Um camaleão pode mesmo fazer isso?


Será verdade? Um camaleão pode mesmo fazer isso?

Esse camaleão psicodélico viralizou na internet com suas mudanças de cores espetaculares, mas deixou muita gente em dúvida, e confundiu estudantes. Será mesmo que um camaleão pode mudar de cor tão rapidamente e de forma tão precisa?

Sim, todos sabemos que o camaleão muda de cor, até aí problema nenhum, mas será que tudo acontece tão rápido, com cores tão vivas e de forma tão simétrica quanto nesse vídeo? Foi justamente essa a dúvida da maioria das pessoas que viu o vídeo abaixo.






Bem à moda dos 'Caçadores de Mitos', e depois de consultar várias pessoas do ramo da informática e da biologia, nosso time "Curto e Curioso" descobriu detalhes interessantes: O animal que vemos no vídeo é de verdade (claro!), mas as mudanças de cores e a forma como elas acontecem, (sempre partindo simetricamente do ponto de contato da pata do animal com os óculos coloridos) são falsas. Isso foi algo feito em algum tipo de programa de edição de imagens, sobrepondo camadas coloridas (e temos que reconhecer que o artista foi até bem talentoso nos efeitos especiais), mas o que se vê no vídeo não representa a verdade.

O camaleão consegue mudar de cor, mas tudo acontece bem mais lentamente, e nunca dessa forma tão simétrica: a pele do camaleão não segue padrões regulares e linhas retas nas mudanças de cores. Além disso, algumas das cores que vemos no animal durante a filmagem, são absolutamente impossíveis de serem reproduzidas por um camaleão na vida real. O primeiro vídeo segue mais o padrão de espetáculo visual dos filmes de Hollywood. Já o vídeo abaixo ilustra bem as habilidades reais dos camaleões (mas mesmo aqui a velocidade ainda foi aumentada para melhorar a percepção das mudanças de cores):


E se você tinha se empolgado com o animal e já estava até pensando em comprar um camaleão como pet, mas acabou ficando desapontado(a) porque as coisas não são tão "Hollywoodianas", pense pelo lado positivo: pelo menos você evitou uma decepção ainda maior ao comprar o animalzinho e depois descobrir que ele não era tão psicodélico assim... E o pior é que você poderia achar que seu pobre camaleão que era incompetente!




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário