7 curiosidades sobre a pizza que você sempre quis saber


7 curiosidades sobre a pizza que você sempre quis saber

A pizza era considerada um prato tipicamente italiano, mas foi globalizada e já faz parte do cardápio e da cultura de praticamente todos os países.

Seu sucesso é tão grande que hoje temos até mesmo uma data especial só pra ela: o 'Dia da Pizza', que é celebrado no dia 10 de julho.

Pizza estranha

Agora você que é um amante da pizza vai se deliciar ao descobrir algumas curiosidades sobre essa delícia que dominou o mundo e se transformou em simbolo do fim de semana e dos momentos em família. Veja abaixo 7 curiosidades sobre a pizza que você precisa descobrir:

7- A origem da Pizza

7 curiosidades sobre a pizza - História da Pizza
Como vários povos antigos produziam diversos tipos de pães com recheios variados,  a origem da pizza é considerada um tanto controversa por muitos historiadores. Mas pelo menos em um ponto não há duvidas: o formato que conhecemos (redondo e com bordas e recheio no meio) é considerado de origem italiana mesmo, mais exatamente da cidade de Nápoles.




6- A origem do nome da Pizza

7 curiosidades sobre a pizza - Origem do nome Pizza
Claro que esse assunto é um tanto incerto, mas os historiadores apontam que o primeiro registro da palavra "pizza" consta de um texto em latim do ano de 997 encontrado na cidade de Gaeta no sul da Itália. Outras possíveis origens do nome são:
  • Palavra do grego antigo 'pikte', que quer dizer "massa fermentada", que em latim se tornou 'picta', depois 'pitta' e finalmente 'pizza';
  • Da palavra em italiano 'pizzicare', que se refere a ao ato de cozinhar rapidamente no forno;
  • Do antigo alemão 'bizzo' ou 'pizzo', que quer dizer "de boca cheia". O termo teria chegado a Itália por volta do século VI.

5- As pizzas originais

7 curiosidades sobre a pizza - Pizzas Originais
Os mais radicais amantes da pizza dizem que só existem dois tipos que podem ser considerados "originais": a Marinara (molho de tomate, óregano, alho e azeite) e a Margherita (muçarela e manjericão). Todas os outros sabores que conhecemos hoje foram variações e adaptações da pizza de acordo com as preferências locais.

4- A pizzaria mais antiga do mundo

7 curiosidades sobre a pizza - pizzaria mais antiga do mundo.jpg
Com certeza já existiram inúmeras pizzarias muito mais antigas, mas elas já não estão mais funcionando. A mais antiga pizzaria em funcionamento que se tem notícia hoje em dia é a 'Antica Pizzeria Port'Alba', em Nápoles. Fundada em 1738 e reaberta em 1830. A história local afirma que seu forno é feito da lava do Monte Vesúvio, e muitas lendas cercam o local.

3- A diferença está na massa

7 curiosidades sobre a pizza - A diferença das massas
A pizza tradicional italiana tem massa mais fina e seu tamanho é médio: um pouco maior que o nosso tradicional "brotinho" e menor que nossa pizza "normal". Na Itália a pizza costuma ser individual, pois os italianos mais empolgados afirmam que uma paixão não deve ser dividida.

2- Recheios para todos os gostos

7 curiosidades sobre a pizza - Pizzas exóticas
Especialistas mais radicais em pizza consideram um "sacrilégio" a quantidade e variedade de recheios que são usados pelo mundo. Segundo eles, os recheios tradicionais são apenas muçarela, alho, molho de tomate, orégano, manjericão e azeite. Mas sabemos que hoje em dia existem pizzas para todos os gostos, como as doces e exóticas. Pizzas de estrogonofe, feijoada, sushi e até caviar já são uma realidade.

1- A pizza e os lucros

7 curiosidades sobre a pizza - A Pizza e a Econômia
Segundo os registros de associações de pizzarias por todo o país, o negócio movimenta pelo menos R$ 20 bilhões por ano no Brasil. Só no Estado de São Paulo são vendidas em média 500 mil pizzas por dia, e pelo mundo afora o montante movimentado é praticamente incalculável.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Não querendo ser chato mas já sendo, no texto inicial fala em 6 curiosidades ao invés de 7.
    Adorei a matéria. Continuem com o ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sedgewick Sexton,
      Muito obrigado pela dica e pelo elogio! Já providenciamos a correção graças a sua ajuda. Abraços da equipe Curto e Curioso!

      Excluir
  2. Como o sabor tradicional da pizza leva molho de tomate se este fruto só era presente na América?

    ResponderExcluir

Postar um comentário