11 coisas impressionantes que você não sabia sobre os leões


11 coisas impressionantes que você não sabia sobre os leões

Os leões são, provavelmente, os animais mais conhecidos, temidos e reverenciados pela humanidade, mas apesar disso existem muitos detalhes que não conhecemos sobre o famoso "rei da selva". E mesmo o título de rei já é um engano...

Reunimos uma super-lista com todos os detalhes sobre os leões, daqueles que nenhum leão gostaria que fossem divulgados...

Lion Face

São muitas curiosidades que você com certeza não imaginava, e se você achava que nada de novo poderia ser descoberto sobre esse incrível animal, se enganou! Acompanhe nossa super-lista e se surpreenda:

1- Rugido 3D em todas as direções

Leões - Rugido 3D em todas as direções
Cientistas descobriram que, ao contrário da maioria dos animais, o leão emite seu rugido em todas as direções, e não apenas em um determinado ângulo. O som propagado pelo animal abrange um perímetro circular, demarcando todo seu território como se fosse uma bolha sonora. Isso acontece porque o som não sai apenas por seu focinho, já que o leão utiliza seu corpo inteiro como se fosse uma grande caixa de ressonância.




2- A juba do Rei

Leões - Juba
A juba dos leões revela muito mais sobre os animais do que imaginávamos, por exemplo: leões que nunca foram derrotados em batalhas possuem a juba mais escura, praticamente preta, mas ao perder uma briga, o animal perde quase toda a pelagem de sua juba, que depois cresce com pelos mais claros. Esse processo acontece devido a mudanças hormonais ocasionadas pelo estresse, e as fêmeas utilizam isso como base para escolherem seus parceiros, sabendo previamente se ele é mesmo um leão poderoso ou não!

3- Esse rugido vai longe!...

Leões - Laringe
Ao contrário da maioria dos animais, os leões possuem uma laringe móvel, capaz de se alongar e retrair, e assim conseguem emitir sons extremamente altos e graves ao mesmo tempo. Humanos podem ouvir o rugido de um leão a uma distância de até 8 quilômetros, e se você achou que isso já era demais, saiba que outros leões podem ouvir os rugidos de seus amigos (ou inimigos) a uma distância que pode exceder os 70 quilômetros!

4- Rugido revelador

Leões - Rugido revelador
Através de seu rugido os leões revelam vários detalhes sobre si mesmos, como sua idade, condições de saúde, seu tamanho e sua força. Outros leões podem saber, mesmo estando a quilômetros de distância, se o dono de um determinado território está saudável (e se pode ou não confrontá-lo) só pelo som que ele emite. Experiências com 2 leões separados por 70 km, e usando coleiras com localizadores, revelaram que mesmo a essa distancia um deles ouviu o rugido do outro e andou em linha reta em sua direção e após uma breve batalha, o desafiante tomou seu território no final. Só pelo rugido que ouviu de longe, o leão desafiante já soube que o outro não estava em sua melhor forma!

5- Rei da selva não...

Leões - Rei da selva não
Você ouviu isso a vida inteira, mas tecnicamente, os leões não são os reis da selva. Esse título na verdade é dos tigres, que realmente vivem em selvas. Já os leões vivem nas savanas, uma região que é muito diferente de qualquer coisa que se pareça com uma selva! "Salve o rei das Savanas!"

 6- O pior inimigo de um leão é...

Leões - Pior inimigo do leão
Ao contrário do que você aprendeu com o famoso desenho 'O Rei Leão', as hienas não são as maiores inimigas dos leões. Não que elas sejam as melhores vizinhas (longe disso!) mas existe outro animal que desafia o reinado do leão, e nem disfarça sua insolência: o porco espinho! Sim, esse pequeno animal não respeita o território do "rei das selvas" "Rei das savanas", e o invade quando bem entende. Os leões simplesmente não se atrevem a confrontar um porco-espinho, pois podem acabar bem machucados, com ferimentos infeccionados causados por seus espinhos, que podem facilmente serem fatais.

7- Leão inspirador

Leões -Inspiraçoes
Por toda a história humana, desde os primórdios, os leões foram simbolo de poder e dominação. Exemplos na história não faltam, desde o famoso rei inglês 'Ricardo Coração de Leão, passando por países que adotam os leões em suas bandeiras, até times esportivos (são mais de 300 pelo mundo todo) que usam o leão como simbolo.

8- Tamanho é documento?

Leões - Tigre maior que leão
Para o bem do leão é bom que esse velho ditado esteja errado... afinal, o maior dos felinos na verdade (e por pouquíssima diferença)  é o tigre. E se compararmos outros detalhes, como velocidade, habilidades de escalar, etc, veremos que o leão perde para várias outras espécies de felinos, então vamos abafar esse caso...

9- Amigo é coisa pra se guardar...

Leões - Socialização
Embora tenha fama de bravo, os leões são os felinos mais sociáveis, já que a maior parte dos felinos leva uma vida bem solitária, e isso inclui jaguares, onças, tigres, chetas, linces, e até gatos domésticos. Leões formam laços sociais muito fortes, e um de seus gestos mais meigos são os toques de cabeça entre os membros do grupo.

10- Mordida mais forte?

Leões - Mordida mais forte
Infelizmente (ou dependendo da situação felizmente) os leões também não têm a mordida mais poderosa... esse título também é do tigre, seu mais chato forte concorrente. Mas embora não tenha a mordida mais forte, os leões caçam e vivem em bando, aumentando seu poderio exponencialmente graças a velha estratégia do "quanto mais melhor"!

11- Leões Gays?

Leões - homossexualidade animal.jpg
A homossexualidade é algo natural nos humanos, e claro que com os animais não seria diferente. Sim, como você poderia imaginar, existem muitos animais homossexuais, de praticamente todas as espécies. E se você achava que o leão escaparia disso, se enganou de novo... Embora o número de indivíduos homossexuais seja bem pequeno, biólogos já registraram vários casais de leões do mesmo sexo, que vivem em perfeita harmonia na natureza.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. 2, ou seja, Scar era mais foda que Mufasa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a disney tem muitas mensagens subliminares em seus desenhos, e essa seria de que o que importa é o carater.

      Excluir
  2. Na verdade, as onças tem a mordida mais forte entre todos os felino, mesmo sendo menor que o leão e o tigre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade a onça tem a mordida mais forte em proporção a tamanho corporal, em intensidade, são os tigres

      Excluir
  3. Segundo o que li há muitos anos, o leão é o Rei dos Animais (e não das selvas ou das savanas como está escrito aí) não por sua força e/ou tamanho. Isso seria no mínimo RIDÍCULO, visto que os elefantes e até os búfalos têm muito mais força física. O leão é considerado o Rei dos Animais pelos seus dotes de LIDERANÇA. Considero essa matéria muito fraca, pra não dizer INFANTIL.

    ResponderExcluir
  4. Bom, longe de querer criar polêmica, mas eu nunca ouvi falar que o leão era "rei da selva", mas sim o Tarzan. Eu ouvi falar que o leão é, sim, o "rei dos animais".

    ResponderExcluir
  5. "A homossexualidade é algo natural nos humanos"?? Eu diria mesmo naturalíssimo!! A coisa mais idiota que já li...

    ResponderExcluir
  6. homossexualidade, não é natural biologicamente, nem a seres humanos, nem a animais. biologicamente, não é natural. pesquisas concluíram, que não existe um GENE GAY, ou um terceiro GENE. tanto aos seres humanos quantos aos animais, é comportamental, ou por imposição que se desenvolve a homossexualidade ou homossexualismo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário