Mistério: A estátua mais antiga do mundo teve mais um segredo revelado


Mistério: A estátua mais antiga do mundo teve mais um segredo revelado

Um dos maiores mistérios da arqueologia acabou de ficar ainda mais enigmático. O ídolo Shigir é a mais antiga escultura de madeira do mundo, feita durante o período Mesolítico, e foi descoberta em 24 de janeiro de 1894, no monte Shigir, na encosta oriental dos Urais, na Antiga União soviética.

A estátua mais antiga e misteriosa do mundo ficou ainda mais enigmática

O professor Lobanov tinha combinado os principais fragmentos e conseguido reconstituir a escultura de 2.80 metros, mas em 1914, o arqueólogo Vladimir Tolmachev propôs uma nova configuração dessa reconstrução, integrando os fragmentos não utilizados.

ídolo Shigir - Shigir wooden statue - Descoberta

A estátua encontra-se desde 2003 no Museu Yekaterinburg, na Rússia. Ela permanece lacrada em uma caixa de vidro cheia de um gás inerte especial, que impede sua deterioração.

Estátua de madeira Shigir - a estátua mais antiga do mundo




E mesmo esse fato também é alvo de controvérsias, já que alguns especialistas alegam que a estátua disposta no museu pode ser apenas uma réplica, já que alguns de seus detalhes parecem diferentes da estátua que foi examinada pelos especialistas na sala de pesquisas.

Shigir wooden statue - Differences
Supostas diferenças entre a estátua em exibição no museu (esquerda) e a estátua examinada pelos especialistas (direita)
Acreditava-se que a estátua tinha por volta de 9.000 anos, mas agora os cientistas descobriram que ela é ainda mais antiga.

Novos testes revelaram que a estátua misteriosa do ídolo 'Shigir', com sua mensagem criptografada, tem pelo menos 11.000 anos, sendo 2 vezes mais antiga que as pirâmides do Egito, 3 vezes mais antiga que a velha cidade da Babilônia e 5 vezes mais antiga que as famosas ruínas da cidade de Petra.

Estátua Shigir - wooden statue - Old statue of the world - schematics

Sua mensagem criptografada também continua um mistério absoluto para a ciência, e infelizmente, não existe nenhum consenso ou conclusão sobre o que a escultura e sua mensagem criptografada significam.

E você, tem algum palpite sobre todo esse mistério? Se tiver não se esqueça de deixar sua teoria nos comentários!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Seja qual for a mensagem, deve abordar algum dos principais temas: fertilidade/reprodução, força/guerra/proteção, sorte/caça/coragem/saúde, e naturalmente proteção do infortúnio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou provavelmente foi só um desocupado esculpindo por hobby.

      Excluir
  2. A estátua do Homem-leão encontrada na caverna de Stadel, na Alemanha, é muito mais antiga, data de aprox. 32.000 anos. Confere lá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Henrique, novos testes mostraram que ela tem aproximadamente 40 mil anos, valeu pela informação, abraço!

      Excluir
  3. A primeira lá em cima parece cabeças de duas pessoas conversando, o resto, parece vários rostos, talvez pessoas que eles consideravam importante pra eles na época.

    ResponderExcluir

Postar um comentário