Mesmo as pessoas mais competentes e inteligentes, que trabalham incansavelmente, podem se sentir como se não fossem tão boas ou tão profissionais como aparentam ser.
A "síndrome de impostor" ameaça a saúde de muita gente pelo mundo afora, inclusive profissionais reconhecidamente competentes que, no fundo, não se sentem assim...
Segundo os psicólogos, a "síndrome de impostor" faz com que a pessoa se sinta exatamente como seu nome sugere: um impostor, que está enganando todo mundo fingindo ser competente, ou inteligente, ou engraçado, ou trabalhador, etc...
Os sintomas mais comuns da síndrome do impostor são pensamentos ou auto-avaliações depreciativas, de forma que a pessoa nunca se sinta realmente merecedora de sua posição, destaque ou cargo.
A necessidade constante de reavaliar o próprio trabalho, trabalhar demais para compensar possíveis falhas, evitar situações que te coloquem como centro das atenções, ou mesmo o medo de ser "descoberto" como alguém que não é o que aparenta, também são indicativos da síndrome.
- Nova forma ridiculamente simples de identificar psicopatas é descoberta
- Polêmica pesquisa revela: 1 em cada 3 jovens não é 100% heterossexual
- É isso que acontece com seu corpo quando você para de comer
Psicólogos e psiquiatras afirmam que pacientes que sofrem com esse problema costumam atribuir seu sucesso à pura sorte, ao invés de acreditarem que tudo se deve ao seu próprio mérito e trabalho duro, diminuindo sua sensação de alegria, missão cumprida com sucesso, ou mesmo minimizando suas recompensas.
Se você acredita que pode sofrer da Síndrome do Impostor, a primeira atitude recomendável, segundo os especialistas, é confiar em um amigo que possa ser sincero na avaliação de sua performance no trabalho ou em qualquer área que gere conflitos na sua vida. Já o segundo passo é procurar por um profissional de psicologia ou psiquiatria, que poderá diagnosticar com precisão o problema e, se necessário, recomendar tratamentos como o 'TCC' (Terapia Cognitivo-Comportamental).
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário