Você sabia que existe um supervulcão enterrado em São Paulo?


Você sabia que existe um supervulcão enterrado em São Paulo - Capa

Você provavelmente nunca tinha ouvido falar disso, mas existe sim um supervulcão esquecido enterrado no Estado de São Paulo. E não é qualquer vulcão não!...

Segundo os cientistas, o gigante esquecido foi um dos responsáveis por separar os continentes da América do Sul e África há cerca de 130 milhões de anos. O supervulcão está enterrado cerca de 400 km abaixo das cidades de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto.

Local do super vulcão de São Paulo

Na verdade essa descoberta não é nova, muito pelo contrário: o primeiro estudo divulgado sobre esse gigante surgiu na revista científica nature, publicada em 1995 por uma equipe de brasileiros e norte-americanos.




Por alguma razão desconhecida, essa pesquisa passou quase que completamente despercebida até pouco tempo atrás, quando a comunidade científica começou a prestar mais atenção na descoberta.

Mais recentemente, em outubro de 2011, novas pesquisas foram feitas na região da Pedreira Said, em Ribeirão Preto, por professores do campus Engenheiro Coelho do Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp) , e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com a participação do geólogo Birgir Óskarsson, da Universidade da Islândia.

Vulcão em São Paulo visto do espaço

Eles descobriram que existiram muitos vulcões ativos em uma vasta região que abrange os estados brasileiros de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Essas regiões têm uma extensa área de lavas solidificadas, chamadas de basaltos.

Mas calma, não precisa se desesperar! Se você mora próximo dessa região e já estava pensando em fugir ensandecidamente, espere! Segundo os especialistas, esse supervulcão de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto aparentemente não causou nenhuma alteração recente no solo da região, e não representa nenhum risco imediato ou mesmo em um futuro próximo.






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Vulcões não são responsáveis pelo movimento das placas tectônicas, eles são CONSEQUÊNCIA do movimento das placas tectônicas.

    ResponderExcluir
  2. Tem um aqui ao lado de casa mais novo. .uns 60.000 anos (maciço de Itaúna )

    ResponderExcluir
  3. Temos um na divisa da cidade, o Votupoca

    ResponderExcluir
  4. homi esse bixinho adormecido era pra ser em Brasília e deveria acordar em dia de votação para aumento dos próprios salários kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. este vulcão já deve estar inativo, pois se tivesse ativo, no mínimo teriam fontes termais em são paulo

      Excluir
  5. Tem um aqui em casa mesmo e é minha mulher...kkk

    ResponderExcluir
  6. KKKKK!!! A gente brinca, más é para se pensar... Ainda bem que DEUS é Brasileiro...

    ResponderExcluir
  7. Herhos2015, na verdade Deus é Israelita.

    ResponderExcluir
  8. Quando estamos em comunhão com Deus, não temos que nus preocupar, Jesus está voltando

    ResponderExcluir
  9. muitas alterações no solo dessa região com fumaça subindo do solo, melhor fugir ensandecidamente como vcs dizem...

    ResponderExcluir
  10. se tava adormecido,agora ta abrindo o olho

    ResponderExcluir

Postar um comentário