Golpes no Whatsapp não são novidades, e todos já conhecem bem a maioria das armadilhas que podem se esconder no famoso aplicativo de mensagens. Mas eventualmente aparecem novos golpes que são tão bem planejados, que acabam por fazer muitas vítimas...
E dessa vez a ideia é "massagear o ego" das pessoas, fazendo-as acreditar que foram selecionadas para usarem uma versão especial do Whatsapp, que é liberada apenas para celebridades, milionários, VIPs ou "usuários prioritários": o 'Whatsapp Gold'.
Versões da mensagem/convite podem variar, mas em geral o convite afirma que a versão "Gold" do App tem recursos exclusivos, como chamadas de vídeo, opção de enviar até 100 imagens de uma só vez e até uma função para deletar mensagens já enviadas.
O Whatsapp Gold existe?
Acontece que o aplicativo "Whatsapp Gold" simplesmente não existe, sendo apenas mais um golpe que visa infectar celulares com Malwares, roubar dados dos usuários e até espionar suas navegações.
- Veja as melhores matérias sobre os melhores e mais curiosos aplicativos
- As melhores SUPERLISTAS da internet estão aqui no 'Curto e Curioso
De acordo com sites especializados em tecnologia, o texto da mensagem enviada é o seguinte: "Hey Finally Secret Whatsapp golden version has been leaked, This version is used only by big celebrities. Now we can use it too". Tradução: Ei, finalmente a versão secreta do Whatsapp Gold vazou. Essa versão é usada apenas por "super-celebridades", e agora podemos utilizá-la também!"
A mensagem normalmente vem acompanhada de um link e, obviamente, se você receber uma mensagem como essa, deve ignorá-la e apagá-la imediatamente, sem clicar no link.
Peguei vírus no Whatsapp, e agora?
Se você já tinha recebido a mensagem e clicado no link antes de descobrir que o Whatsapp Gold era um golpe, ainda há esperança! Segundo sites especializados em segurança, é possível desfazer o estrago causado pelo programa malicioso seguindo alguns passos:
- Desligue o celular;
- Reinicie o parelho em "Modo de Segurança" (isso varia de acordo com cada modelo de celular);
- Utilize o 'gerenciador de dispositivos' para encontrar o aplicativo nocivo (o nome do App pode variar, é mais fácil tentar encontrá-lo pela data de instalação, que foi a data que você clicou no link);
- Remova o App desinstalando-o;
- Após a remoção, reinicie o celular novamente, e cheque se o procedimento funcionou.
É importante lembrar que o procedimento acima pode não funcionar em todos os casos, e determinados aparelhos podem ainda continuar infectados, exigindo a restauração de fábrica. Nesse caso, recomendamos procurar a ajuda de um especialista ou a assistência técnica do seu aparelho.
E claro, caso você tenha tido alguma experiência parecida com o novo golpe da internet, não deixe de registrar sua opinião ou experiência em nossos comentários!
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário