Dinheiro do mundo - a origem dos nomes das moedas de vários países


Dinheiro do mundo - a origem dos nomes das moedas de vários países

Real, Dólar, Pesos, Libras... Se você é do tipo curioso já deve ter se perguntado: -"De onde saíram esses nomes de moedas?"

É exatamente isso que esclarecemos aqui em nossa superlista com a origem dos nomes da maioria das moedas utilizadas pelo mundo afora. Acompanhe e se surpreenda!

Baht (Tailândia)

Dinheiro do mundo -Tailândia - Baht
O Baht (ou Bate em português) remonta ao antigo Reino histórico de 'Sukhothai', do ano de 1238, e se originou de uma tradicional unidade de massa da época, se baseando no peso (fixado atualmente em 15 gramas) de suas antigas moedas em forma de balas.

Balboa (Panamá)

Dinheiro do mundo -Panama - Balboa
Foi denominada em homenagem ao conquistador espanhol Vasco Núñez de Balboa, que tornou-se conhecido por ser o primeiro europeu a avistar o Oceano Pacífico.

Bolívar Venezuelano (Venezuela)

Dinheiro do mundo -Venezuela - Bolivar
O nome da moeda Venezuelana se inspira em 'Simón Bolívar', líder e herói político venezuelano que apoiou a descolonização da América Espanhola.

Corôa (Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia)

Dinheiro do mundo -Dinamarca - Corôa
Utilizada em vários países nórdicos, as moedas foram simplesmente batizadas em homenagem às suas monarquias.

Dinar (Argélia, Barein, Iraque, Jordânia, Kuwait, Macedônia, Sérvia, Sudão, Tunísia)

Dinheiro do mundo -Dinar
O nome da moeda  se originou do latim utilizado pelos antigos romanos, e de sua moeda 'Denario' ou 'Denarius' em latim.






Dólar (Canadá, EUA, Austrália e Nova Zelândia)

Dinheiro do mundo -Dolar - EUA - Canada - Australia
A palavra dólar tem origem no termo 'Thaler', uma abreviação de "Joachimsthaler" (Minas do Vale do Joaquim em português, hoje Jáchymov, na República Checa), local de uma rica mina de prata do Reino da Boêmia, onde se cunhavam moedas. A região era parte do 'Sagrado Império Romano-Germânico', que remonta o ano de 962. O termo encurtado 'Thaler' (ou táler em português) já era utilizado em diversos países, e sua variação 'Tolar' ainda é usada na Eslovênia. O termo acabou sendo levado para as colônias britânicas nas Américas, e sua pronúncia foi mudando até 1792, quando o 'dólar' foi adotado como moeda oficial dos EUA.

Florim ou Forinte (Hungria)

Dinheiro do mundo -Hungria - Florim
O Florim ou Forinte húngaro tem sua origem no Florim de ouro de Florença, na Itália (fiorino d'oro, em italiano). A moeda era cunhada com uma flor (fiore em italiano), que deu origem ao seu nome, e o termo acabou sendo "exportado" para a Hungria após o ano de 1325, no reinado de Carlos Roberto (Károly Róbert, em húngaro).

Guarani (Paraguai)

Dinheiro do mundo -Paraguai - Guarani
Claramente inspirado pelos nativos americanos que povoavam largamente o território que hoje abrange vários países, inclusive o Brasil.


Libra Egípcia (Egito)

Dinheiro do mundo -Egito - Libra egipcia
Depois do protetorado britânico de 1914, o Egito adotou a Libra Esterlina como moeda até 1962. Depois de algumas correções monetárias baseadas no dólar americano, a moeda foi renomeada Libra Egípcia.

Libra Esterlina (Reino Unido)

Dinheiro do mundo - Reino Unido - Libra esterlina
A moeda do Reino Unido teve seu nome baseado no termo latino libra (ou pound em inglês), que significa peso em português. Já o termo 'esterlina' tem origem na figura que era cunhada nas antigas moedas de libra, que exibia uma pequena estrela chamada de "sterling" em inglês arcaico.

Pesos (Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, México, República Dominicana, Uruguai)

Dinheiro do mundo -Pesos
O Peso espanhol (que acabou sendo trocado pelo Euro atualmente) teve a mesma inspiração da Libra do Reino Unido, mas utilizou a base do Latim. A mesma nomenclatura acabou sendo usada, depois, nos diversos países que foram colonizados pelos espanhóis.

Rand (África do Sul)

Dinheiro do mundo - África do Sul - Rand
Witwatersrand é a mais famosa mina da África do Sul, de onde saia praticamente todo o ouro que era usado na confecção das moedas do país, assim o dinheiro acabou sendo batizado com o nome da mina. Depois o termo 'Witwatersrand' foi encurtado para 'Rand'.

Real (Brasil)

Dinheiro do mundo -Brasil - Real
Com clara inspiração na Coroa portuguesa, o real (e seu plural 'Réis') era a moeda utilizada pelos colonizadores quando chegaram por aqui. Depois o Brasil passou por uma sequência de nomenclaturas oficiais em suas moedas, como o cruzeiro, cruzado, etc. Finalmente o Real foi resgatado em 1994.

Rublo (Rússia)

Dinheiro do mundo -Russia - Rublo
O termo 'rublo' era originalmente usado como uma unidade de medida para pesar prata, e assim a palavra ganhou reputação de unidade financeira naturalmente.

Rupia (Afeganistão, Índia, Indonésia, Paquistão, Sri Lanka e Nepal)

Dinheiro do mundo -India - Rupia
A  palavra 'rúpia' vem do termo hindu 'rūpaya', que por sua vez é derivado do sânscrito 'rupya', uma antiga palavra usada para definir pesos de moedas de prata desde o reinado do imperador ' Sher Shah Suri'.

Yuan/Iene/Won (China, Japão e Coréia do Sul, respectivamente)

Dinheiro do mundo - China - Japao - Coreia do Norte
O 'yuan' da China, assim como o 'Iene' japonês e o 'Won' sul-coreano derivam do mesmo ideograma chinês, que significa "redondo" ou "circular".

Zloty (Polônia)

Dinheiro do mundo - Polonia - Zloty
Como as primeiras moedas da história eram normalmente feitas de ouro, os poloneses foram bem diretos, e nomearam sua moeda com a palavra 'zloty', que significa "ouro" em seu idioma.




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário