Manter as escovas de dentes todas juntas dentro de um copo, por exemplo, sempre foi considerado um costume simples e funcional.
Até os comerciais de TV mostram as escovas assim, e todo mundo achava que isso estava de acordo com qualquer norma de higiene... só que não!
Recentemente novos estudos surgiram, e com uma maior compreensão de detalhes antes omitidos ou desconhecidos, os cientistas agora estão seguros em afirmar: Não devemos compartilhar as escova de dentes, e também, não devemos guardá-las juntas em um mesmo recipiente!
De acordo com a maioria dos especialistas, com o passar do tempo as escovas de dentes acabam sendo contaminadas por diversos agentes biológicos, que variam de indivíduo para indivíduo, já que cada pessoa possui a sua própria flora bucal.
Por isso, qualquer tipo de uso compartilhado (ou mesmo deixar várias escovas guardadas juntas), pode disseminar diversas doenças, passíveis de gerar vários problemas de saúde em pessoas diferentes.
Aí você pode se perguntar: -"Mas e se eu dividir minha escova de dentes com minha esposa (o) ou namorada (o), tem problema? Afinal nós já temos contato íntimo mesmo..."
E a resposta é: tem problema sim!
A maioria dos médicos e especialistas explicam que mesmo o beijo não é capaz de promover uma troca biológica tão grande quanto quanto aquela que uma escova de dentes promove. Afinal, durante o beijo não estamos fazendo uma limpeza na boca da outra pessoa, e por isso os agentes contaminantes acabam sendo compartilhados em número consideravelmente menor.
E são várias as doenças que podem ser transmitidas através das escovas de dentes, como por exemplo:
- Cárie;
- Gengivite;
- Periodontite;
- Diarreia;
- Faringite;
- Infecções de ouvido;
- Problemas respiratórios;
- Doenças cardíacas.
A forma como as escovas de dentes são guardadas também podem ser um problema, e mesmo que as pessoas usem escovas diferentes, se elas são guardadas juntas, ainda podem se contaminar entre si.
Para se evitar qualquer situação de risco, os especialistas fazem as seguintes recomendações:
- Depois de usar sua escova de dentes, lave-a sempre com água corrente, ou enxaguante bucal, removendo qualquer partícula de restos de alimentos que ela possa conter;
- Seque a escova batendo seu cabo em alguma superfície firme, mas nunca use toalhas ou lenços para secá-las;
- Guarde as escovas em recipientes separados, e se possível até em gavetas ou armários separados, mantendo-as sempre na posição vertical, com a cabeça para cima;
- Dê preferência a locais ventilados, evitando assim a formação de fungos que surgem com a umidade;
- Troque sua escova de dentes a cada 3 meses, assim você evita que ela se torne um foco de doenças e contaminações;
- E nunca, jamais, empreste ou permita que outra pessoa use sua escova de dentes.
Segundo a maioria dos especialistas, ao seguir os passos acima, você estará adotando um estilo de vida mais saudável, atualizado com os mais recentes códigos de higiene e saúde da odontologia!
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário