Venha fazer uma fantástica viagem em um vale no planeta Marte


Venha fazer uma fantástica viagem em um vale no planeta Marte - Capa

Viajar em um vale marciano, sobrevoando a paisagem do planeta como em um "tour" interplanetário ainda é um sonho distante, afinal estamos apenas nos estágios iniciais de prepararmos uma missão com viajantes de carne e osso para Marte...

E mesmo que conseguíssemos chegar lá, ficaríamos bem restritos a uma determinada região, e qualquer tipo de "turismo" seria um desafio imenso, com o uso de pesados e desconfortáveis trajes espaciais, além de todos os riscos inerentes a esse tipo de missão.

Planeta Marte

Por isso, pelo menos por enquanto, nada melhor que passearmos por uma bela paisagem marciana através de um novo vídeo preparado pela ESA (Agência Espacial Européia), que utilizou imagens em alta resolução da missão 'Mars Express' para criar uma experiência bem realista de sobrevoo no Planeta Vermelho.




No vídeo da ESA, podemos conhecer quase que "pessoalmente" a região de 'Mawrth Vallis', um vale com cerca de 600 km de largura e 2 km de profundidade ao longo da fronteira que separa as planícies do norte e as terras altas do sul de Marte.

Mapa de Marte - Mawrth Vallis 1

A jornada começa na boca de um canal com cerca de 4 bilhões de anos, e segue em direção a uma área conhecida como 'Arabia Terra'. O planalto é coberto por crateras e sedimentos em camadas, o que indica a presença de água líquida no passado, abrindo a possibilidade de, no futuro, encontrarmos vestígios de algum tipo de vida que possa ter existido em Marte.

Mapa de Marte - Mawrth Vallis 2

Mawrth Vallis ("Mawrth" é uma palavra galesa para Marte) é um forte candidato a receber a missão da ExoMars em 2020, que pretende analisar materiais enterrados abaixo dos depósitos de sedimentos em busca de registros de um provável ambiente antigo e habitável no Planeta Vermelho.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários