Mistério da Mona Lisa revelado - sua enigmática expressão foi explicada


Mistério da Mona Lisa revelado - sua enigmática expressão foi explicada - Capa pricipal

Sua expressão sempre foi um mistério e dividia opiniões: alguns achavam que era um sorriso, outros acreditavam se tratar de outras expressões faciais menos óbvias... e o mistério da Mona Lisa continuava sem explicação. Até agora!

Pesquisadores da Universidade Federal de Friburgo da Alemanha em parceria com Physics.org fizeram uma extensa pesquisa e descobriram: a Mona Lisa está mesmo sorrindo!

Mistério da Mona Lisa revelado - sua enigmática expressão foi explicada - Capa pricipal

Para chegar a essa conclusão eles usaram uma cópia da obra-prima de Leonardo da Vinci e manipularam digitalmente os lábios da Mona Lisa criando 8 versões diferentes da expressão, com 4 delas mais claramente felizes, e outras 4 mais obviamente tristes. Eles acreditavam que assim seria mais fácil desvendar a ambígua expressão.




Depois os pesquisadores misturaram a imagem original com as modificadas e mostraram todas a 12 voluntários, que viram as imagens cerca de 30 vezes aleatoriamente, tendo que opinar se eles achavam que as imagens representavam mais alegria ou mais tristeza.

Mona Lisa smile variation comparison

Depois de variados testes, onde os pesquisadores alteravam a ordem das imagens propositalmente, descobriram que 97% das pessoas classificaram as imagens (com originais e expressões modificadas) como a representação de um sorriso.


Enterrado vivo: 7 truques que podem salvar sua vida!


Um outro estudo realizado em 2005 já tinha revelado algo parecido, com voluntários classificando a expressão da Mona Lisa como:

  • Felicidade - 83%;
  • Arrogância - 9%;
  • Medo - 6%;
  • Raiva - 2%. 

Os cientistas afirmam que tais estudos podem ajudar no desenvolvimento de tratamentos mais eficazes para diversos transtornos psiquiátricos, além de elucidarem traços e detalhes de nossa compreensão, comunicação e consequente interação humana pelas expressões faciais.

Mona Lisa Pintura

E como a maioria das pessoas classificou as imagens (muitas vezes ambíguas) como expressão de alegria, a pesquisa também demonstrou que, os humanos tendem a dar preferência pela felicidade, o que pode ajudar na compreensão mais profunda de casos de depressão.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. JÁ VI A MONA LISA VÁRIAS VEZES E NÃO ACHEI GRAÇA NENHUMA NELA. DA VINCCI TEM COISAS MIL VEZES MELHOR QUE ELA .ESSA É OPINIÃO TAMBÉM DE QUEM GOSTA E ENTENDE DE ARTE SÓ QUE NÃO TEM CORAGEM DE FALAR.

    ResponderExcluir
  2. Não vejo porque de tanto alvoroço sobre o sorriso da Monalisa. Tanta pesquisa inútil sobre algo que o artista fez porque fez, do jeito que fez e como queria e até mesmo nem pretendia fazer. Tempo desperdiçado no qual pode ser usado apenas para apreciar a obra.
    Ficar nesta subjetividade é como tentar desesperadamente encontrar um propósito para a própria existência e viver a vida num paradigma sem mesmo saboreá-la ao seu máximo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário