Por que as luzes dentro de submarinos são vermelhas?


Por que as luzes dentro de submarinos são vermelhas?

Com certeza você já viu alguma cena de filmes ou documentários onde as luzes internas de um submarino são quase todas vermelhas, aumentando ainda mais a atmosfera de suspense.

Mas você já tinha se perguntado qual o "motivo, razão ou circunstância" disso?...

Por que aquelas luzes vermelhas afinal? Seria apenas uma forma do diretor imprimir mais tensão em seu filme? Ou as luzes internas vermelhas teriam alguma outra utilidade prática que você nunca desconfiou?

Submarine periscope internal red lights

Na realidade a iluminação vermelha dentro dos submarinos é algo real, que existe nos submarinos de verdade, e não apenas nos filmes, e tudo tem sua razão estratégica.




Especialistas explicam que nossa visão demora cerca de 20 minutos para se acostumar depois de mudar de um ambiente claro para um escuro, e as luzes avermelhadas (que são a mais baixa frequência oticamente estimulante) acabam facilitando essa mudança.

espectro eletromagnético

Imagine um marinheiro que tenha que executar tarefas em locais pouco iluminados e cavernosos (como são os submarinos) tendo que esperar 20 minutos para sua visão se adaptar ao escuro... se for um momento de emergência, ele não tem tanto tempo...

Oficiais da marinha explicam que não apenas os submarinos são equipados com luzes vermelhas, mas também os navios de guerra. A iluminação avermelhada é utilizada a noite, possibilitando que todos a bordo da embarcação estejam com boa visão noturna o tempo todo, e não precisem passar por aquele período de transição de 20 minutos.

Inside submarine red lights

E essa estratégia não é utilizada apenas para fins militares, mas também em várias outras áreas, como já mostramos em nossa matéria 'Você nem imagina por que as luzes dos aviões são apagadas durante o pouso e decolagem'. A diferença é que, no caso dos aviões, não são usadas cores vermelhas, e as luzes são simplesmente apagadas mesmo, o que minimiza a sensação de opressão, nervosismo ou tensão que a cor vermelha poderia causar em muitas pessoas...

Submarine internal red lights

Antes mesmo da tecnologia da iluminação avermelhada, acostumar os olhos a visão noturna já era muito importante. Mesmo os piratas já tinham suas estratégias, como o uso do tapa-olho, que mantinha sempre a visão noturna no olho que estava tampado, e quando o pirata entrava nos ambientes escuros do interior dos navios (lembre-se que não existia energia elétrica naquela época!) ele poderia enxergar bem melhor com o olho que estava tampado e tinha boa visão noturna.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários