5 enigmas que só foram descobertos graças ao Google Earth


5 enigmas que só foram descobertos graças ao Google Earth

Nosso planeta parece cada vez mais super-povoado e às vezes temos a impressão que não existe mais muita coisa a ser descoberta... afinal, com tanta tecnologia fica mesmo difícil não perceber um local escondido, uma nova espécie de animal, ou mesmo algum mistério submerso.

Porém, bem ao contrário do que nos parece tão óbvio, nosso planeta ainda guarda muitos segredos e surpresas. E alguns deles só foram descobertos graças a uma ferramenta que faz parte do seu dia-a-dia: o Google Earth!

Google Earth

Sim, é isso mesmo, aquela ferramenta que você geralmente usa apenas para tentar chegar a um endereço novo, aguça a curiosidade de muita gente, que eventualmente acaba fazendo descobertas curiosas e muito importantes!




Acompanhe abaixo nossa superlista com 5 enigmas que só foram descobertos graças ao Google Maps!


Vila Romana na Itália

Vila Romana na Itália
Já em 2005 o Google Earth foi a ferramenta que possibilitou uma grande descoberta na Itália: a localização de uma antiga vila romana em Parma. E olha que o responsável pela descoberta não era nenhum especialista em arqueologia, e estava apenas observando as redondezas de sua cidade pelo Google Earth!

Na realidade ele apenas ficou intrigado com algo que parecia uma falha na imagem, e informou o Museu Arqueológico Nacional, que depois organizou uma expedição e acabou descobrindo que o tal "defeito na imagem" era na verdade uma antiga vila romana com mais de 2 mil anos!


Novas espécies na fauna e flora de Moçambique

Novas espécies na fauna e flora de Moçambique
Com sua geologia difícil, repleta de terrenos inóspitos e depois de várias guerras que destruíram e isolaram muitas regiões, Moçambique é um verdadeiro desafio para qualquer explorador.

Mas, graças ao Google Earth, Julian Bayliss, um cientista britânico do Jardim Botânico Real de Kew, acabou descobrindo sem querer magníficas regiões de florestas escondidas no Monte Mabu, uma área nunca antes mapeada.

Depois, em 2008, alguns cientistas organizaram uma expedição que finalmente conseguiu chegar até o local, e logo descobriram mais de uma centena de novas espécies, como plantas, borboletas, pássaros, cobras e macacos nunca antes catalogados pela ciência!


As melhores superlistas da Internet


Milhares de sítios arqueológicos na Arábia Saudita

Sítios arqueológicos na Arábia Saudita
Repleta de desertos e com um clima geralmente bastante inóspito, a Arabia Saudita representa um desafio para qualquer explorador.

Mas o professor David Kennedy resolveu explorar a região remotamente, através de seu computador, de forma bem confortável, e conseguiu fazer uma descoberta importantíssima: mais de 2 mil possíveis sítios arqueológicos espalhados por todo o país!

Foram descobertas milhares de construções de pedra pré-históricas feitas por nossos antigos ancestrais, armadilhas para capturar animais, rodas de pedras e túmulos nunca descobertos que podem esclarecer muitos pontos ainda misteriosos de nossa história.


Ancestrais humanos na África do Sul 

Ancestrais humanos na África do Sul
Só com a ajuda do Google Earth, o paleoantropólogo Plucky Lee Berger conseguiu descobrir os restos mortais de um antiquíssimo antepassado humano.

Primeiro ele identificou várias regiões que pareciam guardar segredos, e depois foi até lá e descobriu pelo menos 50 grutas nunca antes vistas, e fósseis perfeitamente conservados depois de mais de 2 milhões de anos!

Muitos desses fósseis não parecem ser de humanos modernos e podem ser um elo perdido com hominídeos do passado, tendo o potencial de abrir novas portas para futuras descobertas sobre a evolução humana.


Antiga pirâmide escondida no Peru

Antiga pirâmide escondida no Peru
Usando o Google Earth e também outras tecnologias como imagens de infravermelho, cientistas descobriram uma pirâmide enterrada sob um campo de cultivo no deserto peruano, num local próximo das famosas linhas de Nazca no deserto de Cahuachi.

A gigantesca pirâmide escondida se estende por uma região com mais de 9 mil metros quadrados, e pode ser muito esclarecedora em novas descobertas, oferecendo novas explicações para questões ainda misteriosas sobre os antigos povos pré-colombianos.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. eu vi um caso de um cara q achou um naufrago ha 9 anos pelo SOS q ele escreveu na areia olhando pelo google maps.
    n consegui achar essa noticia, então aqui ta o "desafio" de achar.

    e mais uma coisa: por favor, coloca o disqus nos comentarios daqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei a noticia e foi justo no site q checa se é verdade ou não. e infelizmente não é verde http://www.snopes.com/inboxer/hoaxes/googleearth.asp

      Excluir

Postar um comentário