Segredo dos personagens amarelos de desenhos é finalmente revelado


Por que muitos personagens famosos de desenhos são amarelos?

Talvez você nunca tenha prestado atenção nisso, e nem percebeu que a cor amarela é muito recorrente em diversos desenhos animados de várias épocas diferentes.

Como exemplo rápido, podemos citar os Simpsons, Minions, Ursinho Puff, Bob Esponja, Pikachu, Piu-Piu, Garfield, Pluto etc... E repare que muitos personagens que não são amarelos têm pelo menos algum detalhe dessa cor, sejam os cabelos, uma peça de roupa, etc.

Personagens Amarelos de Desenhos Animados

Mas por que esses personagens famosos dos desenhos são amarelos, ou têm algum detalhe amarelo afinal? Será apenas uma coincidência? Ou será que existe alguma outra razão prática ou científica para que eles sejam dessa cor?




Bem, na verdade só os próprios criadores desses personagens poderiam dizer com certeza se eles são amarelos de propósito ou não, mas pelo menos uma coisa a ciência pode afirmar com certeza: a cor amarela é a que mais chama a atenção em todo e qualquer espectro de cores, sendo a cor mais facilmente perceptível pela visão humana.

Cor amarela se destaca nos espectros de cores

O fato é que a cor amarela se destaca rapidamente de todas as demais cores, além de também ser o oposto perfeito de tons azulados. E o que os tons azulados têm com isso? Bem, repare que a maior parte das cenas da maioria dos desenhos ocorre em cenários com céu azul e você já terá a resposta!

Sim, o amarelo se sobressai rapidamente sobre os fundos de céu azul (ou de mar azul no caso do Bob Esponja), e chama atenção para o personagem fazendo com que ele se torne mais relevante e marcante psicologicamente!

Psicologia das Cores

No caso dos Simpsons, repare que se você estiver mudando os canais de TV, o desenho logo se destaca e você o identifica rapidamente. E isso é realmente valioso para qualquer programa de televisão que pretende se destacar de todo o resto que está sendo exibido pelos canais concorrentes.

Além disso a cor amarela é considerada por muitos estudos científicos como a tonalidade mais associada a diversão e entretenimento, e isso geralmente combina perfeitamente com a personalidade da maioria dos personagens de desenhos.

Desenho Simpsons

Um vídeo (em inglês) do canal 'Tooned Up' do Youtube detalha todos os segredos por trás da cor amarela, e já fez muito sucesso pela internet, mas como vemos no próprio vídeo, isso não quer dizer que tudo foi feito de propósito.


Moedas raras


Cada criador pode ter tido inúmeros motivos (lógicos ou não) para escolher essa cor, e muitos personagens podem ser amarelos por simples coincidência mesmo, ainda que advinda de fatores psicológicos inconscientes.

Minions

E você, o que acha das teorias científicas sobre as diferentes cores? Você concorda que o amarelo realmente se destaca? Que essa cor é mesmo associada a diversão? Preferia que seu personagem amarelo favorito fosse de outra cor? Não deixe de registrar sua opinião nos comentários!







Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. O amarelo também é cor que você vê e senti fome então se você tem um restaurante pinte de amarelo

    ResponderExcluir
  2. Amarelo estimula a ansiedade, a mistura de amarelo com vermelho é ideal em lanchonetes onde estimula a fome!

    ResponderExcluir

Postar um comentário