Muito provavelmente você já tinha ouvido isso: "Ficar muito perto da TV faz mal pra vista!" Mas será que isso é verdade mesmo?
Bem, segundo a maioria dos cientistas essa história toda fazia sentido antigamente, quando alguns aparelhos de TV realmente tinham problemas e emitiam alguns tipos de radiações que podiam mesmo prejudicar a visão de alguma forma.
Esse problema foi posteriormente corrigido, quando os fabricantes instalaram proteções de vidro adicionais nos televisores de tubos (tubo de raios catódicos ou cinescópio), mas mesmo assim o mito de não se sentar perto da TV continuou se espalhando.
Especialistas afirmam que, a partir de 1980, os aparelhos televisores já não ofereciam nenhum risco de danificar permanentemente a visão, mesmo se a pessoa ficasse muito perto da tela. E agora, com os novos aparelhos de LCD, LED, e afins, esse perigo realmente não existe.
Segundo especialistas, o máximo que pode acontecer a uma pessoa que exagere e fique muito perto da TV é ter uma de dor de cabeça ou o que os oftalmologistas chamam de 'fadiga ocular', mas nada disso caracteriza um dano permanente à visão.
Ou seja, segundo a grande maioria dos especialistas e médicos oftalmologistas a resposta para a famosa pergunta se sentar muito perto da TV faz mal para os olhos é a seguinte: Não, assistir TV muito perto da tela não causa nenhum dano irreversível para os olhos.
Mas antes que você acredite que encontrou a desculpa perfeita para passar o dia inteiro grudado em uma telinha, saiba que você ainda pode sentir desconfortos diversos, por isso, não é mesmo recomendado passar muito tempo diante de uma tela, seja TV, computador, celular, tablet ou qualquer outro equipamento!
O melhor mesmo é fazer intervalos regulares e nunca exagerar na frente da TV (ou qualquer outro equipamento com uma tela). E nesse caso (assim como em quase todos...) parece realmente muito correto aquele velho ditado: "Tudo demais é veneno!"
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário