Verdade ou mito - ficar muito perto da TV faz mal para os olhos?


Verdade ou mito - ficar muito perto da TV faz mal para os olhos - Capa

Muito provavelmente você já tinha ouvido isso: "Ficar muito perto da TV faz mal pra vista!" Mas será que isso é verdade mesmo?

Bem, segundo a maioria dos cientistas essa história toda fazia sentido antigamente, quando alguns aparelhos de TV realmente tinham problemas e emitiam alguns tipos de radiações que podiam mesmo prejudicar a visão de alguma forma.

Assistindo TV antiga

Esse problema foi posteriormente corrigido, quando os fabricantes instalaram proteções de vidro adicionais nos televisores de tubos (tubo de raios catódicos ou cinescópio), mas mesmo assim o mito de não se sentar perto da TV continuou se espalhando.




Especialistas afirmam que, a partir de 1980, os aparelhos televisores já não ofereciam nenhum risco de danificar permanentemente a visão, mesmo se a pessoa ficasse muito perto da tela. E agora, com os novos aparelhos de LCD, LED, e afins, esse perigo realmente não existe.


Enterrado Vivo - 7 truques que podem salvar sua vida


Segundo especialistas, o máximo que pode acontecer a uma pessoa que exagere e fique muito perto da TV é ter uma de dor de cabeça ou o que os oftalmologistas chamam de 'fadiga ocular', mas nada disso caracteriza um dano permanente à visão.

Assistindo TV - perto da TV

Ou seja, segundo a grande maioria dos especialistas e médicos oftalmologistas a resposta para a famosa pergunta se sentar muito perto da TV faz mal para os olhos é a seguinte: Não, assistir TV muito perto da tela não causa nenhum dano irreversível para os olhos.

Mas antes que você acredite que encontrou a desculpa perfeita para passar o dia inteiro grudado em uma telinha, saiba que você ainda pode sentir desconfortos diversos, por isso, não é mesmo recomendado passar muito tempo diante de uma tela, seja TV, computador, celular, tablet ou qualquer outro equipamento!

Ficar muito perto da TV faz mal para os olhos

O melhor mesmo é fazer intervalos regulares e nunca exagerar na frente da TV (ou qualquer outro equipamento com uma tela). E nesse caso (assim como em quase todos...) parece realmente muito correto aquele velho ditado: "Tudo demais é veneno!"





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários