Descubra o lugar certo para se guardar cada alimento na geladeira



A geladeira é algo tão comum em nossas vidas que geralmente nem pensamos muito sobre a maneira certa de usá-la... e assim acabamos colocando qualquer produto em qualquer lugar sem saber direito qual local é melhor para determinadas coisas.

Por isso nós do 'Curto e Curioso' pesquisamos diversos sites relacionados ao tema e reunimos dicas de especialistas para preparar uma superlista especial que mostra de maneira bem clara como devemos guardar alguns alimentos na geladeira.

Lembramos também que na nossa lista não tratamos de produtos congelados, já que eles obviamente devem ser mantidos no congelador ou freezer.

Alimentos em conserva, condimentos e sucos

Alimentos em conserva, condimentos e sucos
Por possuírem seus próprios conservantes (naturais ou não) eles podem ser guardados na porta da geladeira, que é o local mais quente do eletrodoméstico e por isso só é recomendado para produtos que sejam minimamente perecíveis ou que serão consumidos em um curto espaço de tempo.



Carnes, aves, e peixes

Carnes, aves, peixes
Por ser um produto altamente perecível as carnes devem ser mantidas sempre na parte inferior da geladeira, que é justamente a parte mais fria desses eletrodomésticos (você se lembra daquela aula de ciências quando seu professor dizia que o ar quente sobe e o ar frio desce?). Deixar as carnes na parte inferior também evita o que os especialistas chamam de contaminação cruzada, que ocorre quando transportamos micro-organismos de um alimento para outro. Isso pode acontecer na geladeira quando o ar frio (que desce) carrega micro-organismos das carnes para outros alimentos que estão na parte de baixo, podendo contaminar tudo o que você guarda na geladeira.

Laticínios (Leite iogurte, manteiga, queijo, etc)

Laticínios
O melhor local para se guardar leite e seus derivados é nas prateleiras do meio e se possível nas inferiores, caso você não esteja guardando carnes. Deixar o leite na porta da geladeira, como grande parte das pessoas fazem, está completamente errado, já que o leite é altamente perecível e a porta da geladeira é o local mais quente do equipamento.

Legumes, verduras e frutas

Legumes, verduras e frutas
Pelo menos nesse caso você provavelmente estava acertando, já que pudemos perceber que a maioria dos brasileiros tem esse costume: eles devem mesmo ser guardados nas gavetas, já que não necessitam de grande refrigeração e devem ser consumidos em um curto período!

Sobras de alimentos ou alimentos já preparados

Sobras de alimentos ou alimentos já preparados
As prateleiras superiores são a melhor opção, já que não esfriam demais, facilitando o reaquecimento posterior, além de privilegiar a visualização dos mesmos e evitar que você esqueça esses alimentos que devem ser consumidos rapidamente, e não devem ficar guardados por muito tempo.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários