A verdade sobre o famoso óleo de coco


Óleo de coco é bom mesmo? Descubra a verdade!

De tempos em tempos surgem alimentos milagrosos, que viram moda e caem no gosto popular. Mas será que que esses alimentos são mesmo tão bons?

Nunca é demais lembrar que muitos alimentos já se transformaram em vilões e heróis por várias vezes, como é o caso do ovo, da banha de porco (que agora dizem não ser tão mau), do óleo de canola, etc...

Óleo de coco faz bem - Img 1

E a bola da vez é o óleo de coco, que virou uma verdadeira mania mundial e se tornou conhecido como um santo alimento que pode resolver vários problemas... mas será que ele é tudo isso mesmo?




Provavelmente você já viu e ouviu de tudo um pouco por aí, e as pesquisas científicas parecem confundir ainda mais a situação já que cada uma diz uma coisa. Então como descobrir a verdade?

Bem, depois de uma extensa pesquisa sobre o assunto, nós do site 'Curto e Curioso' só conseguimos descobrir várias facetas sobre o óleo de coco, e por isso preparamos alguns tópicos bem interessantes:


De onde surgiu a fama do óleo de coco?
Supostos benefícios do óleo de coco
Supostos benefícios do óleo de coco conforme amplamente divulgados

Foram várias as razões, mas basicamente tudo parece ter se originado de um estudo feito pela professora de Medicina Nutricional da Universidade Cornell, nos EUA, a Dra. Marrie-Pierre St-Onge.

Ela identificou triglicérides (um tipo de molécula de gordura) com cadeias de ácidos graxos mais curtas do que as de outras gorduras, e que é encontrada no óleo de coco em quantidades mais altas que a normal.

Pesquisas posteriores da Dra. Marrie-Pierre também mostraram que pessoas que faziam uso do óleo de coco perdiam peso mais facilmente, e depois disso o alimento ganhou fama mundial.


Segredo chinês milenar que faz os cabelos crescerem rápido


Pesquisas adicionais divergem
Pesquisa cientíca sobre o óleo de coco

Inúmeros estudos posteriores mostraram resultados divergentes, como por exemplo um relatório apresentado pela Fundação Britânica de Nutrição que afirma que "não existem evidências científicas claras sobre os benefícios do óleo de coco".

Outro especialista, o Dr. Julie Corliss, da Faculdade de Medicina da Universidade de Harvard, disse ainda que depois de uma revisão de várias pesquisas ele descobriu que o consumo do óleo pode ser prejudicial, e ofereceria riscos à saúde de pessoas que apresentam doenças cardiovasculares ou com problemas de colesterol.

Outros estudos afirmam ainda que os benefícios do óleo de coco se baseiam em pesquisas provenientes de países onde o produto é amplamente utilizado, como na região do Pacífico do Sul Asiático. Lá as frutas, verduras e peixes são mais comuns do que nas dietas ocidentais, e isso significa que os potenciais benefícios podem advir de uma combinação de fatores, e não do uso do óleo de coco apenas.


Enterrado Vivo - 7 truques que podem salvar sua vida


Conclusão
Conclusão sobre o oleo de coco

Infelizmente ainda não há um consenso sobre os reais benefícios do óleo de coco. Como você pode ver, há quem diga que ele é bom pra tudo, enquanto outros profissionais afirmam que ele não tem nada de especial e pode fazer até mal...

A maioria dos especialistas afirma que o óleo de coco (assim como vários outros alimentos) pode sim ser muito benéfico, desde que seja usado sem exageros, afinal não podemos nos esquecer que ele é um tipo de gordura, e por isso é altamente calórico.

Por isso, a recomendação básica de grande parte dos médicos e nutricionistas pode ser traduzida de forma bem simples, onde o melhor a fazer é seguir o bom e velho ditado "tudo demais é veneno", ou seja: o exagero no consumo de qualquer alimento ou substância pode acabar fazendo mais mal do que bem, e o ideal é tentar manter uma dieta equilibrada e variada.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. É mais fácil observar hábitos antigos e suas consequências, que levar a risca o que diz a ciência... É um tal de pode, não pode, voltou a poder. Confunde qualquer um.

    ResponderExcluir

Postar um comentário