Há muito tempo diversas teorias já aventavam a possibilidade dos pássaros terem alguma habilidade especial, algo como um 6º sentido, que os ajudam na navegação precisa de suas migrações ou mesmo durante seus deslocamentos menores.
Infelizmente a ciência nunca tinha descoberto o mecanismo físico através do qual as aves pudessem se localizar, e tudo ficava apenas na teoria mesmo.
Agora finalmente os cientistas podem afirmar que o segredo da navegação dos pássaros e até de outros animais está nos olhos, mais especificamente na retina, através de uma proteína chamada de 'Cry4'.
É como se os pássaros fossem equipados com uma "lente" especial em seus olhos, que permite literalmente ver o campo magnético da Terra.
Alguns especialistas afirmaram que seria algo parecido com a forma que nós vemos as auroras boreais, por exemplo, assim as aves sempre sabem onde estão o norte e o sul magnético, navegando com extrema precisão e de uma maneira completamente intuitiva.
A forma como as aves realmente vêem o mundo ainda é um mistério (que talvez nunca seja revelado), mas agora sabemos que elas tem capacidades físicas excepcionais que as permitem se localizar de uma maneira muito especial.
As descobertas detalhadas constam nas publicações científicas de 28 de março do 'Journal of the Royal Society Interface' e ainda se complementa com uma publicação anterior de 22 de Janeiro da 'Current Biology'.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário