Você provavelmente já ouviu falar da tal matéria escura que, segundo a maioria dos cientistas e nossas melhores teorias, estaria presente em tudo no Universo. Só a Via Láctea seria composta por cerca de 30 vezes mais matéria escura do que de matéria "normal", essa que podemos ver.
Só que agora astrofísicos dos EUA e Canadá descobriram uma galáxia que parece não conter quase nenhuma matéria escura, o que contradiz completamente tudo o que sabíamos até agora.
Trata-se da galáxia conhecida pela sigla NGC1052-DF2 que está localizada a 65 milhões de anos-luz de distância. Ela teria uma quantidade tão ínfima de matéria escura que, segundo os cientistas, pode até ser desconsiderada.
Os especialistas chegaram a essa conclusão após medirem a velocidade de 10 aglomerados globulares (conjuntos de milhões de estrelas cintilantes) e descobrirem que eles estão se movimentando a uma velocidade muito baixa.
Mas o que tem a velocidade de uma galáxia a ver com sua quantidade de matéria escura? Bem, segundo os cientistas a matéria escura é responsável pela pela maior parte da gravidade das galáxias, fazendo com que elas se tornem mais "pesadas" e se movimentem mais rápido.
E como a NGC1052-DF2 está tão devagar, deve ser porque possui menor quantidade de matéria escura, ou seja, muito mais leve e portanto com gravidade infinitamente inferior.
Após muitos cálculos os cientistas descobriram que esse sistema teria cerca de 400 vezes menos matéria escura do que outras galáxias "normais".
Agora o professor P. Van Dokkum da Universidade de Yale acredita que os especialistas terão de se aprofundar nos estudos para descobrirem se isso é uma exceção ou se é regra, e caso descubram muitas outras galáxias como a NGC1052-DF2 podem ter que revisar tudo o que sabem sobre a matéria escura.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário