Diferentona - cientistas descobrem 1ª galaxia sem matéria escura


Diferentona - cientistas descobrem 1ª galaxia sem matéria escura - Capa

Você provavelmente já ouviu falar da tal matéria escura que, segundo a maioria dos cientistas e nossas melhores teorias, estaria presente em tudo no Universo. Só a Via Láctea seria composta por cerca de 30 vezes mais matéria escura do que de matéria "normal", essa que podemos ver.




Só que agora astrofísicos dos EUA e Canadá descobriram uma galáxia que parece não conter quase nenhuma matéria escura, o que contradiz completamente tudo o que sabíamos até agora.

Trata-se da  galáxia conhecida pela sigla NGC1052-DF2 que está localizada a 65 milhões de anos-luz de distância. Ela teria uma quantidade tão ínfima de matéria escura que, segundo os cientistas, pode até ser desconsiderada.

Os especialistas chegaram a essa conclusão após medirem a velocidade de 10 aglomerados globulares (conjuntos de milhões de estrelas cintilantes) e descobrirem que eles estão se movimentando a uma velocidade muito baixa.

GALÁXIA NGC1052-DF2 FOTO NASA ESA AND P VAN DOKKUM YALE UNIVERSITY

Mas o que tem a velocidade de uma galáxia a ver com sua quantidade de matéria escura? Bem, segundo os cientistas a matéria escura é responsável pela pela maior parte da gravidade das galáxias, fazendo com que elas se tornem mais "pesadas" e se movimentem mais rápido.

E como a NGC1052-DF2 está tão devagar,  deve ser porque possui menor quantidade de matéria escura, ou seja, muito mais leve e portanto com gravidade infinitamente inferior.

Após muitos cálculos os cientistas descobriram que esse sistema teria cerca de 400 vezes menos matéria escura do que outras galáxias "normais".

Agora o professor P. Van Dokkum da Universidade de Yale acredita que os especialistas terão de se aprofundar nos estudos para descobrirem se isso é uma exceção ou se é regra, e caso descubram muitas outras galáxias como a NGC1052-DF2 podem ter que revisar tudo o que sabem sobre a matéria escura.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários