Descubra por que a função soneca do despertador dura apenas 9 minutos e não 10?


Você sabe? Por que a função soneca do despertador dura 9 minutos?

Não importa se é um velho aparelho analógico ou o último lançamento de um celular super moderno: quando você aciona a função soneca do seu despertador ele mostra 10 minutos, mas na verdade o intervalo é menor do que isso.




São na realidade pouco mais de 9 minutos que o seu aparelho irá contar, e claro que você geralmente nem percebe nada porque está morrendo de sono e querendo aproveitar cada milésimo de segundo!

Mas qual a razão disso? Seria apenas uma falha de projeto ou algo feito com um propósito específico?

Alarme função soneca

Bem, a resposta é um pouco complicada, e há controvérsias... alguns especialistas dizem uma coisa e outros dizem outra. Basicamente existem algumas hipóteses:
  • A 1ª teoria afirma que tudo começou com aqueles antigos relógios analógicos que tinham algumas limitações mecânicas para acionar o alarme, e por isso ele só funcionaria em um tempo menor ou maior do que 10 minutos;
  • A 2ª hipótese (vista como a mais correta pela maioria dos especialistas) diz que o tempo um pouco menor do que 10 minutos é cientificamente atestado como o intervalo exato em que podemos acordar repetidamente, já que não entramos no período mais profundo do sono (o que só acontece após 10 minutos), o que seria mais saudável;
  • A 3ª teoria, afirmam alguns especialistas, é que esse intervalo se tornou padrão por conta de barreiras técnicas e mecânicas. Alguns acharam que haveria alguma razão científica e encontraram uma ótima explicação, mas tudo não passa de coincidência mesmo.
Bem, seja lá qual for a explicação correta, pelo menos agora você já sabe porque sempre tem a impressão que aqueles 10 minutos da função soneca passam tão rápido!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários