'Transformer' submarino é criado por ex-engenheiros da NASA


'Transformer' submarino é criado por ex-engenheiros da NASA


As explorações submarinas na Terra (e futuramente, até em outros planetas) acabam de ganhar um reforço importante de um novo tipo de drone 'transformer' que promete revolucionar a exploração de oceanos.




A 'Houston Mechatronics' é uma empresa de tecnologia fundada por ex-engenheiros da NASA que acaba de criar um drone com inteligência artificial capaz de tomar suas próprias decisões e de mudar sua forma para ter mais eficiência em mergulhos.

O novo drone foi batizado de 'Aquanaut', e segundo seus criadores, pode se transformar em uma capsula, escondendo seus braços mecânicos de forma que reduza o risco de colisões e de quebra de partes essenciais, além de diminuir o arrasto e consequentemente o consumo de energia durante seus deslocamentos.

Dessa forma o 'Aquanaut' pode ter uma autonomia muito maior do que qualquer outro drone, e atingir distâncias operacionais muito maiores, de cerca de 200 quilômetros.

'Transformer' submarino é criado por ex-engenheiros da NASA - Aquanaut

Embora o robô explorador possa ser controlado remotamente, ele conta com uma inteligência artificial avançada, capaz de tomar suas próprias decisões, já que, em virtude das longas distâncias nas quais ele pode operar, comandos podem sofrer pequenos atrasos, e o drone precisa saber "pensar sozinho" caso necessário.

Especialistas acreditam que esse novo tipo de submarino robótico "tranformer", inteligente e remotamente controlado, poderá finalmente nos ajudar a explorar não somente nossos oceanos (que são mais desconhecidos do que a própria Lua) como também ser utilizado em futuras explorações espaciais.






Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários