Novo ciclo solar revela início de 'Pequena Era do Gelo', alertam especialistas


Novo ciclo solar revela início de 'Pequena Era do Gelo', alertam especialistas

Recentes observações de uma equipe de especialistas liderados pelo físico Jean Pierre Raulin, pesquisador do Centro de radioastronomia e explosões solares da Universidade Presbiteriana Mackenzie, sugerem que o Sol está entrando em uma transição de ciclos que pode nos levar a uma "Pequena Era do Gelo".




Segundo os cientistas isso já aconteceu antes, bem no final da Idade Média, entre os séculos 16 e 19, quando o mundo passou por um período de acentuada redução na atividade solar.

Os ciclos solares ainda não foram completamente compreendidos pela ciência, mas já sabemos que nosso Sol passa por algumas mudanças a cada 11 anos em média, quando seus polos se invertem gerando períodos mais e menos intensos.

Ciclo Solar 1995 a 2020

Astrônomos têm estudado as manchas solares para tentar compreender melhor os mecanismos que controlam a atividade solar. Além disso eles também usam outras técnicas, como a medição de carbono-14 em anéis de árvores que podem esclarecer períodos anteriores às primeiras observações científicas do Sol.

Os especialistas ainda não estão certos se a tendência de esfriamento irá continuar ou se reverter nos próximos ciclos, mas algumas simulações apontam para um período de mínimo prolongado, o que sugere o início do que os especialistas chamam de "nova Pequena Era do Gelo".




Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

Postar um comentário