Dilema do Trem: qual seria sua reação diante dessa situação?


Dilema do trem- Capa

A vida pode ser cheia de situações difíceis, mas algumas perguntas podem ser ainda mais complicadas... esse é o caso do conhecido 'Dilema do trem', muito usado em testes psicológicos, sociológicos e filosóficos.




O teste funciona assim: você está ao lado de uma estrada de ferro e vê um trem se aproximando. Logo a frente um grupo de 5 pessoas está nos trilhos, e serão atropeladas. Ao seu lado, por coincidência, existe uma alavanca que muda a direção do trem, desviando-o para um segundo trilho onde tem apenas 1 pessoa que será atropelada. O que você faz?

Você pode deixar o acaso dominar a situação e 5 pessoas serão mortas, ou pode interferir e matar dolosamente 1 pessoa. Mas será que se você não interferir estará mesmo isento de qualquer culpa? Seria mesmo "acaso"? Afinal havia uma opção...

Dilema do trem- Img 2

E será que matar 1 pessoa é melhor do que matar 5? Será justo sacrificar essa 1 pessoa que estava fora de perigo para salvar as 5 que já estavam condenadas?

Sim, a pergunta é bem complicada, mas pesquisadores da Universidade de Gante, na Bélgica, fizeram alguns testes e descobriram algo bem curioso: na prática, a maioria das pessoas agem bem diferente daquilo que disseram na teoria!

Dilema do trem- Img 1

O teste foi assim: os pesquisadores colocaram 5 ratos em uma caixa que receberia um forte choque elétrico que mataria todos os animais  e um outro rato sozinho em outra caixa. No meio havia um botão que poderia desviar o choque para a caixa com apenas 1 rato dentro. As pessoas tinham 20 segundos para tomar uma decisão. E adivinha o que a maioria das pessoas fez?

Na teoria 66% das pessoas disseram que apertariam o botão contra 34% que não fariam nada. Mas na hora do teste prático, quando os voluntários acreditavam mesmo que a vida dos ratos estava em risco e eles iriam mesmo morrer (embora isso não fosse verdade e nenhuma caixa seria eletrocutada) 84% das pessoas apertaram o botão e apenas 16% não fizeram nada.

Dilema do trem- Experimento

Durante o calor dos acontecimentos havia gente que até pedia desculpas aos ratos por sua decisão e se desesperava... Mas claro que nenhum animalzinho foi maltratado ou morto.

E caso você esteja esperando uma resposta sobre o que é melhor ou pior, ou sobre a decisão mais certa ou errada, saiba que nem os especialistas chegaram a uma boa conclusão, então tudo depende apenas da sua consciência mesmo... o que você faria?





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários

  1. Eu tenho um dilema muito, mas muito mais difícil é o seguinte:

    Num trilho do trem você tem o congresso inteiro enfileirado lá,e no outro o STF, qual decisão você tomaria?Tem certeza?

    ResponderExcluir

Postar um comentário