Morte no Espaço - A NASA tem um plano pra isso? Quais as opções?


Morte no Espaço - A NASA tem um plano pra isso - Quais as opções - Capa

Como poderíamos imaginar até as coisas mais simples podem ser um desafio no Espaço, desde nossas necessidades fisiológicas até nossa saúde psicológica. Mas o que fazer caso um astronauta morra durante a missão?




Parece uma pergunta simples, mas quando se trata de tecnologia espacial não é: colocar em toda espaçonave algumas câmaras funerárias refrigeradas custaria muito caro e adicionaria muito peso na hora do lançamento da missão, ou seja, isso não é uma opção. Então o que fazer?

Por mais incrível que pareça a NASA não tem nenhum protocolo específico em caso de morte de um astronauta a bordo de uma espaçonave. Isso foi revelado pela própria agência espacial em entrevistas anteriores e, segundo eles, caso haja uma morte a bordo de alguma missão, qualquer procedimento terá de ser feito na base do improviso.

Morte no Espaço - A NASA tem um plano pra isso - Img1

A NASA afirma que existem algumas ideias que podem ser aplicadas nesses casos, mas que tudo será decidido entre o controle da missão e os oficiais responsáveis pela espaçonave durante o ocorrido.

O procedimento mais provável seria deixar o cadáver em seu traje espacial, e mantê-lo em alguma parte isolada e fria da espaçonave até o retorno da missão.

No caso de missões mais longas, como para Marte, por exemplo, onde não poderemos esperar meses com um cadáver a bordo, uma empresa da Suécia chamada 'Promessa' acredita ter uma boa solução: a "cremação a frio".

Morte no Espaço - A NASA tem um plano pra isso - Img2

Funciona da seguinte forma: o corpo é colocado em um saco plástico especialmente desenvolvido e pode ser congelado em nitrogênio líquido ou mesmo ser exposto fora da espaçonave. Depois disso basta fazer o conteúdo do saco plástico se desintegrar por vibração (o que pode ser feito por uma máquina especial ou manualmente mesmo). Os restos mortais podem ser posteriormente desidratados e colocados em uma urna como ocorre na cremação tradicional.

Ainda não sabemos se serão mesmo essas as opções em caso de uma missão que vá para Marte ou mesmo para outros planetas, mas até lá outros métodos devem surgir. De qualquer forma é mesmo impressionante percebermos como coisas simples e naturais (como a morte) podem adicionar uma dificuldade extrema a qualquer missão espacial, não é mesmo?





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários