Observações feitas entre os dias 21 e 26 de junho de 2018 revelaram dois asteroides com cerca de 900 metros de comprimento cada um, que giram em torno um do outro em intervalos que variam entre 20 a 24 horas.
Os "asteroides gêmeos" passaram a uma distância de aproximadamente 6 milhões de quilômetros, o que equivale a 16 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
Inicialmente não foi possível perceber que se tratavam de 2 objetos, mas isso acabou ficando claro depois que os asteroides giraram e revelaram a lacuna entre eles.
As imagens de radar também mostraram que as duas rochas espaciais não refletiam tanta luz solar quanto asteroides rochosos "comuns", o que indica que os recém descobertos visitantes são escuros como o carvão.
Os objetos foram nomeados 'Near-Earth 2017 YE5', dando aos especialistas a chance de estudar mais profundamente esses raros tipos de asteroides binários. Antes desses, apenas outros 3 asteroides binários já foram detectados em nossas cercanias.
A descoberta foi feita por pesquisadores do GSSR (Observatório de Arecibo, em Porto Rico) e do GBO (Observatório de Green Bank, nos EUA) - alguns dos maiores telescópios do mundo.
Outra chance de observar esses mesmos asteroides binários só deve ocorrer daqui a 170 anos, quando os dois "gêmeos" devem passar perto de nosso planeta novamente.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário