Gás de cozinha tá caro? Pesquisador brasileiro cria fogão que funciona com energia solar


Gás de cozinha tá caro - Pesquisador brasileiro cria fogão que funciona com energia solar - Capa

Com o preço do gás de cozinha subindo cada vez mais, as pessoas já começam a se preocupar com esse combustível tão essencial. Mas existem saídas sim, e o melhor de tudo é que pelo menos uma opção é bem mais simples, segura e barata do que o próprio gás de cozinha!




O paraibano Luiz Guilherme Meira de Souza é coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e aprimorou um sistema brilhante (literalmente): o fogão que utiliza apenas energia solar e nada mais!

O fogão é na verdade feito de um conjunto de refletores que direciona a luz solar a um ponto específico, concentrando a energia de forma muito eficiente. Existe também uma versão de forno que também usa o mesmo princípio.

Gás de cozinha tá caro - Pesquisador brasileiro cria fogão que funciona com energia solar - Img 1

Luiz afirma que não é criador do projeto original, porém, como inventor, após 30 anos de experiência com energia solar, conseguiu torná-lo ainda mais eficiente com a adição de técnicas e de materiais novos.

O inventor afirma que um fogão como esse poderia custar inicialmente entre R$ 300 e R$700 reais, mas o preço poderia cair muito caso o projeto fosse produzido em escala industrial.

Infelizmente, segundo o próprio pesquisador, até o momento não houve nenhum interesse de empresas nesse projeto de fogão que funciona a energia solar, tão inovador, que poderia facilitar e baratear a vida de tanta gente pelo mundo.





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários