Com o preço do gás de cozinha subindo cada vez mais, as pessoas já começam a se preocupar com esse combustível tão essencial. Mas existem saídas sim, e o melhor de tudo é que pelo menos uma opção é bem mais simples, segura e barata do que o próprio gás de cozinha!
O paraibano Luiz Guilherme Meira de Souza é coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e aprimorou um sistema brilhante (literalmente): o fogão que utiliza apenas energia solar e nada mais!
O fogão é na verdade feito de um conjunto de refletores que direciona a luz solar a um ponto específico, concentrando a energia de forma muito eficiente. Existe também uma versão de forno que também usa o mesmo princípio.
Luiz afirma que não é criador do projeto original, porém, como inventor, após 30 anos de experiência com energia solar, conseguiu torná-lo ainda mais eficiente com a adição de técnicas e de materiais novos.
O inventor afirma que um fogão como esse poderia custar inicialmente entre R$ 300 e R$700 reais, mas o preço poderia cair muito caso o projeto fosse produzido em escala industrial.
Infelizmente, segundo o próprio pesquisador, até o momento não houve nenhum interesse de empresas nesse projeto de fogão que funciona a energia solar, tão inovador, que poderia facilitar e baratear a vida de tanta gente pelo mundo.
Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Comentários
Postar um comentário