Sinais de vida extraterrestre em lua de Júpiter empolga cientistas


Sinais de vida extraterrestre em lua de Júpiter empolga cientistas - Capa

Júpiter possui 79 luas ao seu redor, mas o satélite Europa é especial, sendo considerado pelos cientistas como o mais promissor na busca por vida extraterrestre.

Tudo está relacionado às características do satélite, que é coberto por uma espessa camada de gelo, e possui enormes oceanos subterrâneos com águas aquecidas devido a energia térmica produzida pelo forte poder gravitacional de Júpiter, que faz com que a lua se contraia e se expanda.




Um recente estudo, divulgado em 23 de julho de 2018 por pesquisadores da NASA e publicado no periódico científico 'Nature Astronomy', afirma que bastaria explorar alguns centímetros sob a superfície de Europa para se encontrar sinais de vida.

As evidências principais seriam cadeias de aminoácidos (estruturas que constituem toda a matéria viva como conhecemos), que sugerem que algum tipo de vida poderia estar enterrado sob a camada mais fina de gelo do satélite.

Mas antes que você se empolgue e imagine que poderemos dar de cara com criaturinhas cabeçudas, de olhos grandes e de membros finos e alongados, saiba que os cientistas não acreditam que poderiam encontrar qualquer tipo de vida inteligente ou mesmo formações biológicas complexas, já que a radiação emitida por Júpiter provavelmente destruiria qualquer amostra de vida na superfície de Europa.

Lua de Júpiter Europa
lustração artística de como seria o oceano abaixo da espessa camada de gelo de Europa.
Créditos: NASA / JPL-Caltech

Já nas camadas inferiores do satélite, e principalmente no oceano submerso, é maior a chance de encontrarmos alguma surpresa, e alguns especialistas acreditam que existe uma grande possibilidade de haver formas de vida mais complexas.

Caso você queira se aprofundar nessa questão vale a pena checar o site 'Galeria do Meteorito' (galeriadometeorito.com), que possui um grande acervo de matérias sobre a lua Europa de Júpiter.

De qualquer forma teremos que aguardar até que futuras missões possam confirmar ou descartar as teorias sobre vida alienígena em Europa. A boa notícia é que novas missões estão sendo planejadas e devem nos dar mais detalhes em breve!





Gostou? Então curta nossa página no facebook.
Você vai adorar!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comentários